Artigos e Notícias -voltar-
Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã
Créditos foto: SAV Full Width Post Format
As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, ao longo da sua história, de sua caminhada de fé, discernimento e vivência do chamado à vocação à vida religiosa consagrada, sempre buscaram e continuam buscando pautar sua vida e missão no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, dentro do Carisma e Espiritualidade de Francisco de Assis, Clara de Assis e Madre Madalena Damen. 
Um dos grandes objetivos da missão, dentro da linha prioritária da animação vocacional, é visibilizar e testemunhar que a vocação é um chamado de Deus para seguir com alegria e liberdade os passos de Jesus Cristo, no mundo de hoje. Como ação concreta dessa prioridade, assumimos como missão junto às Dioceses de integrar às equipes do SAV (Serviço de Animação Vocacional). Mas a missão das Irmãs é muito maior e abrange outros serviços: animação pastoral paroquial, serviços em colégios, cuidado da saúde, promoção, defesa e cuidado da vida em todas as suas instâncias, entre outros.
Cada dia louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da vocação das irmãs que estão conosco e rezamos ao Senhor da messe que envie pessoas dispostas a seguir Jesus na vida consagrada religiosa, a serviço do Reino. Como dizia nossa fundadora, Madre Madalena, continuamos nós a dizer em nossos dias: “Que bom que você veio! Vamos juntas servir o bom Deus!”
Nossa Congregação, no ano de 2019, vive um ano muito especial: Ano Capitular, ou seja, um ano de preparação e realização do Capítulo Geral que se realizará no mês de outubro em Roma. Neste encontro irmãs de toda congregação, presentes em diferentes países, vão se reunir para definir as prioridades de missão e eleger o novo Conselho Geral. 
Portanto, estamos diante de um tempo de expectativa, que para nós se traduz na palavra ESPERANÇA. Esperança de que juntas vamos compartilhar as alegrias, confirmar as decisões, descobrir caminhos novos para nossa missão. Celebrar a bondade e providência de Deus, acolher a novidade que brota da inspiração e iluminação do Espírito Santo, pois Deus é sempre novo e nos convida a fazer coisas novas. “Enraizadas no Evangelho: Mensageiras de paz e Esperança”.   


Na Foto: Encontro das Irmãs Animadoras Vocacionais
Autor: Ir. Reinilda Pereira de Oliveira, Irmã Franciscana da Penitência e Caridade Cristã