Artigos e Notícias -voltar-
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Créditos foto: ICM Full Width Post Format
No dia 20 de junho, celebraremos a Festa do Imaculado Coração de Maria que acontece logo após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Estes dois corações são inseparáveis! Ao criar esta celebração, em 1944, o Papa Pio XII afirmou que esta festividade em honra a Mãe de Deus é para que, por intercessão de Maria, se obtenha “a paz entre as nações, liberdade para a Igreja, conversão dos pecadores, amor à pureza e à prática da virtude”.Esta festa é para nós uma data muito especial, pois Maria foi escolhida pela Bem-Aventurada Bárbara Maix para ser a grande padroeira da nossa Congregação. Bárbara dizia: “Maria é nossa Mãe e Modelo em todas as virtudes”. Somos Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O coração abrange toda realidade de Maria. Portanto, ser Irmã do Imaculado Coração de Maria implica em seguir os passos e as atitudes da Mãe de Deus no cotidiano da vida. 
Nascida do coração de Deus e plantada no coração de uma jovem vienense, nossa Congregação já existe há 171 anos. Natural de Viena, Áustria, Bárbara Maix nasceu em 27 de junho de 1818. É a caçula de uma família numerosa e muito empobrecida. Além da extrema pobreza, sofreu grandes perdas, luto, doenças e necessidades. Aos 15 anos, ficando órfã de pai e mãe, precisou enfrentar a vida, profissionalizando-se e provendo o próprio sustento. Em seu coração, Bárbara sentia um insistente chamado de Jesus, ouvido ainda na infância: “Funda a Congregação de minha Mãe”. Empenhada defender a dignidade da mulher, sempre teve em suas metas e objetivos não esquecer os mais pobres e vulneráveis. Ainda em Viena, fundou uma pensão para acolher jovens mulheres empregadas e desempregadas, oferecendo-lhes formação integral para que se tornassem aptas e úteis para a vida.
Em sua terra natal, Bárbara buscou realizar o sonho da Fundação e se consagrar ao Reino de Deus. Devido a perseguição religiosa que assolava o contexto de revolução liberal da época, Bárbara e suas companheiras não desistem e partem num barco com destino ao Brasil. Chegam em terras brasileiras, conforme escreve uma das companheiras,”sem dinheiro, sem conhecimento de ninguém, sem saber a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e em Nossa Senhora.” Aqui, dão início à Vida Religiosa Consagrada fundando nossa Congregação em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro. Bárbara e as demais Irmãs, sempre com muita fé na Santíssima Trindade e em Nossa Senhora, iniciam a grande Obra e espalham-se pelo país. Hoje somos presença em vários estados do Brasil e outros países, buscando atender continuamente à Vontade de Deus, mantendo sempre o compromisso com o empobrecido e com a defesa da dignidade da mulher.
Nossa espiritualidade trinitária é vivenciada segundo os primeiros cristãos. Atuamos na educação, na assistência social, na saúde alternativa, na ação missionária, na formação e na animação vocacional sempre buscando defender e promover a vida em todas as suas dimensões. Mantemos nossa fé viva em Maria e em seu materno coração. Bárbara confiou sua vida e sua vocação aos cuidados do Imaculado Coração de Maria. Confie, você também a sua vida e seus propósitos ao apoio da Mãe. Ela certamente conduzirá seus passos em direção à Santíssima Trindade.


Autor: Ir. Karine Soares Bittencourt - Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria