Artigos e Notícias -voltar-
A PALAVRA NOS CONDUZ NO SEGUIMENTO DE JESUS
Full Width Post Format
Palavra de Ânimo para as Catequistas – 61

A PALAVRA NOS CONDUZ NO SEGUIMENTO DE JESUS

Sou Luis Maurício de Araujo, atuo como catequista na Paróquia Nossa Senhora da Conceição que represento hoje e na Paróquia Santo Inácio de Loyola, ambas em Lajeado. Fui convidado a falar sobre a importância da Bíblia na Catequese.

Catequese que do verbo grego “KATNÉW” que quer dizer “instruir a viva voz”. Assim somos como catequistas, convidados a anunciar a todos o Evangelho, como nos ordena Jesus através do Evangelho segundo São Marcos: “Ide pelo mundo inteiro e anuncia o Evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” (Mc 16,15-16)

Nestes dois versículos compreendo a importância da Bíblia no rito da iniciação cristã. Não tem como levar o catequizando a um caminhar com Cristo sem ensiná-lo a conhecê-lO na Sagrada Escritura; a escutar a voz de Cristo na Bíblia. Seja na catequese do Batismo, com os futuros pais e padrinhos, seja na Primeira Eucaristia, seja na Crisma, somos convidados a anunciar o Evangelho que salva e está na Bíblia.

Proporcionar aos catequizandos a possibilidade de ter uma intimidade com a Sagrada Escritura e proporcionar um encontro com o próprio Cristo, que nos fala e se revela a nós através da Bíblia. É através da Palavra que nos aproximamos de Cristo e somos conduzidos ao seu seguimento. Tenho uma expressão que uso com meus catequizandos que me define a importância da Bíblia, não somente na catequese, mas na nossa vida: “a Bíblia é nosso GPS para o céu.”

Hoje muitas setas apontam caminhos aos nossos catequizandos que não os levam a Cristo, são ondas ideológicas, “teologias” e modismos, que desvirtuam ou corrompem a fé cristã, colocando em questão a Palavra de Deus. Nós, catequistas, precisamos apresentar esta ferramenta de salvação nos nossos encontros de catequese. Pois é através da Palavra que permanecemos no caminho da Verdade, que nos libertará e nos levará à salvação. Se não fosse assim Cristo não teria nos dito: “Se permanecerdes na minha palavra; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (Jo 8,31-32)

Quero concluir com um testemunho. Encontrei a mãe de uma ex-catequizanda que veio me agradecer, pois a filha dela lia a Bíblia todos os dias depois que passou pela catequese. Senti uma alegria, pois falei pra eles que nosso GPS para o céu era a Bíblia e os ensinei a leitura orante, a compreender a Sagrada Escritura.

Caros colegas de missão, é na catequese que instruímos e despertamos a fé de todos que iniciam sua vida cristã. É nos nossos encontros que anunciamos o Cristo vivo através da Sagrada Escritura, e esta missão não nos foi dada pelos homens, mas pelo próprio Cristo, através do seu Evangelho: “Ide pois e ensinai a todas as nações”. (Mt 28,19)

Autor: Luis Maurício de Araujo - Lajeado|RS