Artigos e Notícias -voltar-
DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DAS CRIANÇAS!
Full Width Post Format
Palavra de Ânimo para as Catequistas – 63

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DAS CRIANÇAS!

Que feliz coincidência de datas temos a comemorar, ambas tão afetivas e amorosas… celebradas no dia 12 de outubro: Festa da mãe Aparecida, nossa padroeira e a festa das crianças, tão amadas por Jesus.
“Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele” (Mc 10, 13-16).
Jesus acolhia as crianças, as abençoava, trazia-as para o centro das conversas e a elas dava atenção especial. Que neste dia possamos aprender a ser criança, a acreditar num mundo mais fraterno e, por que não dizer, “cor-de-rosa”?
Que aprendamos, com as crianças, a sorrir e a fazer alguém sorrir, a chorar sem saber o porquê, a contemplar as pequenas coisas da vida, a querer ser feliz.
Que com elas aprendamos que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso, carinho e afeto.
Nossa Senhora Mãe Aparecida é considerada nossa defensora, protetora e padroeira. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança.
Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, orações, acendem-se velas, mostram-se olhares.
Nossa Senhora Aparecida nada mais é que uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade. Seu aspecto, retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, os traços toscos, simples. Tudo isso envolvido por um manto azul: o céu, a esperança do paraíso, do Reino.
Nossa Senhora Aparecida assim se chama porque apareceu das águas do rio Paraíba do Sul. Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida.
Hoje, o Brasil lhe tem devoção e lhe consagra os destinos de nossa pátria. Destino resumido em pequenos pedidos: dias melhores, empregos, saúde, família e paz.
A Consagração a Nossa Senhora, que fazemos todos os dias, é uma entrega de nós mesmos a ela, como um filho ou filha que se joga nos braços da Mãe, para que ela cuide de nós, fazendo-nos felizes e bons discípulos de Jesus.
Feliz dia 12 de outubro, para todas as crianças e para todos nós, que amamos Nossa Senhora Aparecida!
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Marcel Mocelin
Anta Gorda/RS