Artigos e Notícias -voltar-
JESUS CRISTO É A MISSÃO
Full Width Post Format

Palavra de Ânimo para as Catequistas - 64


JESUS CRISTO É A MISSÃO

 

Outubro é o mês missionário e no quarto domingo deste mês celebra-se o Dia Mundial das Missões. O tema proposto neste ano para vivenciarmos a campanha missionária é “Jesus Cristo é a missão” e a inspiração bíblica “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A nova realidade trazida pela pandemia, que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana.

 

O Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, destaca o testemunho de missionários da compaixão e da esperança. “No contexto atual, há urgente necessidade de missionários de esperança que, ungidos pelo Senhor sejam capazes de lembrar profeticamente que ninguém é salvo por si mesmo neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, de cuidado e promoção”.

 

Como catequistas, participamos de forma muito intensa da missão da Igreja. A Igreja não existe para si mesma. Ela encontra seu sentido e sua razão de ser na missão. A Igreja é missão. É enviada para o meio do mundo para estar presente e ao lado dos que sofrem. A missão é o máximo desafio da Igreja, é a primeira de todas as causas, é o paradigma para toda a vida da Igreja.

 

Missão é levar a boa notícia, o Evangelho, a pessoa de Jesus e seu projeto de vida a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância, sem medo. Consiste em ir à frente, ir ao encontro, tomar iniciativa, ousar mais, encurtar distâncias, entrar na vida das pessoas e na noite do povo, procurar os afastados. Ficou famosa a expressão “Igreja em saída”, em chave missionária, Igreja do “ide”. Esta Igreja sai da acomodação, da mesmice, caminha, visita, semeia sem parar, sempre de novo e vai além. Afirma o Papa: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e acomodação”.

 

Outras imagens que o Papa Francisco destaca. A Igreja missionária contrai o cheiro das ovelhas, está perto dos pobres, vai às periferias geográficas e existenciais. A Igreja missionária toca nas feridas do povo. Ela é como um hospital de campanha, uma mãe de coração aberto e portas abertas.

 

Assim como Jesus Cristo é missão, cada cristão deve dizer: “eu sou uma missão na terra”. A vida é missão. A exemplo de Jesus, somos movidos pelo amor. E o amor sai de si, quer comunicação, encontro, amizade, aliança, solidariedade, esperança.

 

Para sermos missionários, não podemos nos abater. Não sejamos impacientes, queixosos, murmuradores. Evangelizemos com alegria, com esperança, com audácia. A vida se fortalece na doação e se enfraquece na acomodação e no egoísmo.

 

O missionário não tem medo das limitações, não desanima diante do joio, não lamenta nem olha o lado negativo. Isso é possível se o missionário for pessoa de oração, de vida interior, de mística e espiritualidade. Mais ainda, a vida interior lhe confere alegria, ousadia, consistência, generosidade. Portanto o segredo é: mística e missão.

 

Queridas catequistas! A missão não é uma tarefa a ser cumprida. É um estado de espírito, em primeiro lugar. É cada dia nos sentirmos enviados por Jesus Cristo. Enviados para o meio do mundo encontrar crianças, adolescentes, jovens, famílias na sua realidade bem concreta. Sejamos missionárias e missionários da esperança e da compaixão!

 

Pe. Alfonso Antoni

Arroio do Meio|RS