Artigos e Notícias -voltar-
A vocação de Catequista
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
É sábio encarar o ano novo como uma oportunidade que Deus nos dá. O tempo que nos é dado para construir a vida com sentido, prazer e gosto de ser vivida e compartilhada com os outros.
Começar um novo ano é olhar o horizonte com esperança e confiança, reunir os melhores propósitos e sonhos, mobilizar as energias e forças em torno de bons projetos que ajudem tornar o Reino de Deus mais presente no mundo.
Assim como em outros setores da sociedade, este recomeçar se dá na Igreja que encontra sua expressão nas comunidades. O início do ano é tempo de organização e planejamento nas comunidades, paróquias e diocese.
Na vida da comunidade, uma dimensão e serviço fundamental é a catequese. Repete-se, muitas vezes, que “a catequese é a alma da comunidade”.  A Igreja é a grande catequista e tem a missão de “fazer ecoar a Palavra de Deus” no coração e na vida das pessoas. Ela, porém, necessita de pessoas que se preparem e se dediquem a esse serviço específico que são as catequistas. Catequistas que testemunhem e partilhem a beleza de ser catequista.

O chamado: “Vai! Eu estou contigo”!
É a única certeza que Deus ou a vida nos dá. Ele não dá cheque assinado nem dinheiro. Não dá diploma nem nos coloca no seguro. Apenas faz saber: “Vai! Estou com vocês”! Foi o que ele disse a Moisés (Ex 3,12), a Maria, a Mãe de Jesus (Lc 1,28), aos apóstolos (Mt 28,20) e a tantos outros antes de nós. Foi o nome que Ele deu a Jesus: “Emanuel, que significa: Deus-conosco” (Mt 1,23).

Vocação: escutar o chamado
Ser chamado pelo nome é a coisa mais frequente e mais comum que acontece com cada um de nós: João, Raquel, Carlos, Maria... Quando alguém chama, você para, olha e pergunta: “O que há”? Às vezes, somos chamados por alguém, mas não escutamos. Muito barulho ao redor ou dentro de nós. Pode ser também que o chamado tenha sido muito fraco ou tenha vindo de uma pessoa que chamava com um gesto que você não entendeu. Condição para poder escutar o chamado é saber fazer silêncio. Sem silêncio não se escuta nada. Hoje, o que mais nos falta é silêncio.

Compromisso: responder ao chamado

Alguém chama você porque precisa de você. Você dá a sua resposta, se compromete e vai agindo. No fundo, tudo o que fazemos na vida é resposta a um chamado, a uma vocação: “Recebi uma chamada pelo telefone e fui”. Há chamados pequenos e chamados grandes. Às vezes acontece que alguém chama e você responde: “Sinto muito, mas não posso agora”. É que um outro chamado impede você de responder positivamente a esse novo chamado.

À luz da Palavra de Deus: iluminar e aprofundar o chamado
A Bíblia é a história da vocação de um povo. É o álbum das pessoas chamadas, homens e mulheres, rapazes e moças, jovens e velhos, casados e solteiros. É o espelho da nossa caminhada, a história da nossa vocação.
Não se pode ser catequista sem um amor e uma proximidade com a Bíblia. Ela é a companheira de cada dia. Nos ajuda a iluminar e aprofundar o seguimento de Jesus e a missão de catequista. Para realizar o seu plano de vida e salvação, que Jesus chamou de Reino de Deus, Deus quer contar conosco. Ele nos chama para ajudar na construção deste projeto do Reino.
Encontramos muitas pessoas na história do Povo de Deus, narrada na Bíblia, que foram chamadas e deram seu sim. Abraão, Moisés, Mirian, tantos profetas e profetizas, João Batista, Maria, os apóstolos, discípulos e discípulas de Jesus. Lendo e meditando a história destes chamados encontramos sentido e coragem para dar o nosso sim.

Ser catequista é experimentar e revelar a beleza da vida e da fé
Na sociedade atual, o catequista:
- Encontra sentido de viver no seguimento de Jesus. Em Jesus descobre sentido para viver em meio às inúmeras seduções do mundo de hoje.
- Experimenta o amor de Deus revelado em Jesus Cristo na comunidade cristã.
- Experimenta a amizade, a beleza da vida em comunhão, na convivência com outros catequistas e catequizandos.
- Empenha sua vida na missão de anunciar o quanto Deus nos ama. A Igreja em saída supõe levar em conta as periferias existenciais e geográficas.
- Sente-se incompleto e busca crescer continuadamente. Crescer como pessoa, como cristão, como catequista, alimentando-se de uma mística e espiritualidade da descoberta de Deus no cotidiano, deixando-se guiar pelo Espírito de Deus.

Estamos mergulhados num mundo em profundas mudanças e transformações. Os desafios para propor Jesus Cristo e seu projeto de vida para as pessoas do nosso tempo são grandes. Nos sentimos limitados, frágeis, pequenos. Deus continua chamando e precisando de pessoas para ajudá-lo. E promete estar junto, acompanhar, sustentar e ajudar com a força e a luz do seu Espírito. Uma feliz e abençoada caminhada de catequese neste ano de 2022.
Autor: Pe. Décio Weber e Alfonso Antoni Pela. Equipe Diocesana de Catequese