Artigos e Notícias -voltar-
Jovens da Província Eclesiástica de Santa Maria participam de Formação de Multiplicadores
Full Width Post Format

Nos dias 01, 02 e 03 de Maio aconteceu o encontro de Formação de Multiplicadores da Província Eclesiástica de Santa Maria, em Cachoeira do Sul-RS. O encontro foi promovido pelo Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB do Regional Sul 3 e reuniu cerca de 50 jovens das seis dioceses que formam a província: Arquidiocese de Santa Maria, Diocese de Uruguaiana, Diocese de Santo Ângelo, Diocese de Cruz Alta, Diocese de Santa Cruz do Sul e a Diocese de Cachoeira do Sul, que acolheu o encontro.

A Formação de Multiplicadores tem o objetivo de capacitar os jovens para descobrir, refletir e melhor exercer a sua liderança, como também motivá-los a não guardar estes conhecimentos para si, mas multiplicá-los em suas dioceses, grupos, movimentos e pastorais levando a formação a outros jovens.

O encontro na Província Eclesiástica de Santa Maria foi muito enriquecedor para todos, tanto os que participaram como os que promoveram a formação. Com momentos de muita alegria, partilha, dinâmicas e oração os jovens foram desafiados a pensar sobre o "Ser Líder", como sê-lo no mundo de hoje, como ajudar outros jovens a despertar para a sua liderança, e se nossa forma de "Ser Líder" está contribuindo para o sucesso do grupo e da liderança do outro.

No final da tarde de sábado a juventude celebrou a Missa com a comunidade local da Paróquia Santo Antônio, na Igreja Matriz. O encontro com Jesus Cristo através da comunhão confirmou o SIM da juventude ao chamado de Jesus Cristo para construir o seu reino de Amor.

Regado também de momentos de convivência, comunhão e partilha, os jovens puderam conhecer melhor uns aos outros, ver como está acontecendo o processo de Evangelização da Juventude através do Setor Juventude nas dioceses, e pensar a respeito da caminhada diocesana para este ano de 2015.

Tudo isso nos faz acreditar cada vez mais na juventude de nossa Igreja, e ver que permanece viva ainda hoje uma frase do primeiro Bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, que disse: "Tudo o que fizermos pela Juventude ainda será pouco" (Dom Ângelo Domingos Salvador).

Com esta certeza a Juventude Católica da Província Eclesiástica de Santa Maria retorna para as suas dioceses motivada, melhor preparada e com a missão de multiplicar o que viveram neste final de semana a outros jovens, esperando total apoio das suas dioceses e lideranças para cumprir tal missão, que seja feita, de fato, a opção efetiva e afetiva pela juventude, para gritarmos juntos "Eu vim para Servir". 
Autor: Maique Argenta – Equipe de Articulação e Comunicação Setor Juventude – Arquidiocese de Santa Maria Fonte: www.eaitche.com.br