Artigos e Notícias -voltar-
Festejemos o DIA DOS NAMORADOS
Créditos foto: Arquivo Pessoal Full Width Post Format
No dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados. Mas, o que é “Namorar”? O que é “enamorar-se”? 
Enamorar-se é apaixonar-se e encontrar-se como pessoa e como casal. É uma rotina que deve ser trabalhada diariamente. 
Enamorar é buscar subsídios um no outro e assim caminhar lado a lado.
“O segredo é que o amor é mais forte do que o momento do litígio, e é por isso que eu aconselho sempre aos cônjuges: não deixeis que termine o dia em que discutistes, sem fazer as pazes. Sempre!” ( Papa Francisco).
Assim, queremos mostrar um pouco da realidade na qual o jovem vive. Nos dois relatos apresentados pode ser que muitos se identifiquem e firmem um relacionamento saudável e harmonioso.
Paloma Gabriele da Silva

NAMORO À DISTÂNCIA
Marina Severo Jantsch, reside em Santa Maria a 3 anos, onde estuda Terapia Ocupacional na UFSM. Gabriel Pfaffenzeller mora em Venâncio Aires, estuda Direito na UNISC e trabalha em sua empresa familiar. Os dois são naturais de Venâncio Aires e estão juntos há 3 anos e alguns meses. 
Tudo começou ainda em Venâncio, através de amigos em comum, o Gabriel já estudava na UNISC e a Marina estava se formando pelo IFSul. Logo, nos primeiros meses de namoro, a Marina passou no Enem e foi morar em Santa Maria.
“A rotina é um pouco complicada, o estudo (e o trabalho) acabam tendo prioridade e é preciso articular os compromissos para que seja possível se ver. Geralmente Marina vem para Venâncio nos finais de semana, mas às vezes acontece de ficar duas ou três semanas longe. Acreditamos que o maior obstáculo seja realmente a distância, apesar de serem “apenas” cerca de 200km, pois quando acontece algum imprevisto, como alguém ficar doente ou outra questão mais particular, temos que lidar com a falta que a presença do outro faz. Porém, hoje a internet facilita bastante a comunicação, o que acaba nos aproximando de certa forma.
Acreditamos muito no diálogo e na confiança, buscamos nos incentivar e nos apoiar em relação aos nossos objetivos. Determinamos metas e entendemos que neste momento a prioridade é nos capacitarmos profissionalmente, então, apesar de as vezes ser muito difícil lidar com a distância, sabemos que estamos nos preparando para algo que será benéfico no nosso futuro”.

CASADOS, DEVOTOS DE NOSSA SENHORA E CURSILHISTAS
Elias Cassol é Funcionário Público e Camila Maiara do Amaral Cassol é cabelereira. Estão juntos a 14 anos. “O Elias me chamava a atenção. Já cuidava ele em silêncio, pois na época ele namorava. Após o término do namoro dele, nos encontramos e começamos a conversar. Saímos juntos por dois anos até firmar o namoro. Como em todo relacionamento, passamos por muitas coisas, boas e ruins. Mas juntamos todas elas amadurecendo e crescendo. Nos firmamos em nossos trabalhos, compramos nossa casa e quando achamos que estávamos prontos, já com quase 9 anos de namoro resolvemos multiplicar o nosso amor”.
“Quando decidimos ter filhos, a ansiedade tomou nossos corações. Já estávamos juntos a muito tempo e não tínhamos mais nenhuma criança pequena em nossas famílias. Comecei a tentar engravidar em novembro de 2013 e no dia 02 fevereiro de 2014 fui na procissão de Nossa Senhora da Candelária, que acontece anualmente aqui na cidade. Alguma coisa me mandava ir, convidei minha irmã e fomos. Lá, na missa que acontece na beira do rio, na hora da oração, abracei a minha barriga e pedi que queria ser mãe assim como Maria foi, que queria que ela me abençoasse com um bebê na hora que fosse para ser. E no dia 1º de março do mesmo ano descobri que estava grávida. Já vinha sonhando muito com Nossa Senhora, sonhos onde eu achava muitas crianças. E no dia que descobri a gravidez, nós não nos contivemos de tanta felicidade. Minha gestação foi maravilhosa e abençoada. Amei estar grávida. E em agradecimento à nossa mãezinha do céu, coloquei o nome da nossa bebê de Maria Cecília. E ela por sinal é muito devota. Beija os pezinhos da Nossa Senhora, foi em todas as procissões desde que nasceu e sempre que precisa ela vai e se ajoelha na frente da mãezinha do céu”.,
“Achávamos que éramos completos E que estava tudo bem. Mas de alguma forma as coisas não iam para frente. Em setembro de 2016 fomos convidados para fazer o Cursilho. Foi a melhor experiência que já vivemos como casal. O Retiro mudou nossas vidas. Viramos parceiros, cúmplices e acima de tudo, “companheiros”. Criamos sintonia e aumentamos nossa Fé dentro de nós, da nossa casa e da nossa família. E com essa Fé renovada, nos casamos na Igreja no dia em que a Maria Cecília fez quatro anos. Confirmamos nossa união perante Deus e os homens. Após, 14 anos juntos, nunca estivemos tão certos de uma decisão, tão seguros e tão felizes. Hoje, com Deus mais vivo do que nunca em nossos corações, vivemos a melhor fase das nossas vidas”. 
Um grande SHALOM meus amigos. 
E se nós pudermos dar um conselho a vocês, é que digam SIM A DEUS!