Artigos e Notícias -voltar-
Formação: Divino Espírito Santo
Créditos foto: Coordenação do Setor Juventude Full Width Post Format
No dia 23 de maio domingo de Pentecostes, às 19hs pelo aplicativo meet, o Setor Diocesano da Juventude ofereceu uma oportunidade de Formação sobre o Espírito Santo, para os grupos de jovens da Diocese.  A convidada para conduzir a Formação foi a Cátia Kist, participante da Paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires e da Renovação Carismática Católica.
A formação contou com acolhida da articuladora e comunicadora Paloma, e com cantos conduzidos pela jovem Maria Eduarda. O padre Felipe conduziu a oração de Invocação do Espírito Santo, o Evangelho do Dia de São João 20, 10-23 e a meditação sobre a festa do Espírito Santo e o pentecostes pessoal que acontece na vida de cada cristão: no nosso Batismo e na Crisma. Os jovens Guilherme e Layane conduziram a dinâmica sobre o espaço de Deus em nossa vida.
O tema da Formação foi: “Mas descerá sobre vós o Espirito Santo e vos dará força, e sereis minha testemunhas” (At.1, 8).  A Cátia, iniciou afirmando que nós cremos em Um Deus que Pai, Filho e Espírito Santo. E que o Espírito Santo é um divino desconhecido para muitos cristãos. Jesus antes de subir aos céus diz aos discípulos: “Eu não vós deixareis órfãos, enviarei sobre vós um defensor que é o Espírito Santo”. Nesta pandemia convidar o Espírito Santo para ficar conosco, Ele é o consolo e conforto espiritual para a nossa vida e daqueles que sofrem. Ser uma pessoa do Espírito Santo, a exemplo do jovem Carlo Acutis, pedir a força do alto para dar frutos no mundo que estamos vivendo. É o Espírito Santo que nos faz santos, buscar o céu, os sacramentos da Igreja Católica. Ele age na Igreja e na vida de cada cristão desde o batismo até a morte.
Após a formação da Cátia, os jovens e adultos presentes tiveram um momento de diálogo sobre o Divino Espírito Santo, e continuando a jovem Katiela conduziu apresentação, e ao final o Padre Felipe conduziu a Bênção Solene de Pentecostes.


Autor: Coordenação do Setor Juventude