Artigos e Notícias -voltar-
6º Domingo da Páscoa
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
1ª leitura: At 10,25-26.34-35.44-48: Pedro ensina que Deus acolhe toda pessoa que “o teme e pratica a justiça”, independente da nação ou raça a que pertença. “Pedro ainda estava falando quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra”. A cena se dá na casa do procurador romano Cornélio, cuja conversão marca uma virada decisiva na evangelização: a partir de agora o Evangelho se abre também aos pagãos. Quando deixamos o Espírito Santo agir, a Igreja se torna sempre mais aberta e missionária.
2ª leitura: 1Jo 4,7-10: O texto apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: “Deus é amor”. A vinda de Jesus ao nosso encontro e a sua morte na cruz expressam a grandeza do amor de Deus e sua iniciativa em nos salvar. Tudo o que Deus faz, o faz por amor.   
Evangelho: Jo 15,9-17: Jesus “abre o seu coração” e define as linhas mestras do “caminho” que seus discípulos (a quem chama de amigos) devem percorrer ao longo de sua marcha pela história. No centro está o mandamento do amor e a comunhão com Ele. Por isso seu apelo insistente: “Permaneçam no meu amor... Sem mim vocês nada podem fazer”. Um dos frutos desta comunhão no amor é a alegria: “para que a minha alegria esteja em vocês”.

Autor: Pe. Roni O. Fengler