-voltar-

História da Paróquia São Sebastião Mártir

A paróquia São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, está localizada no Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires.

As terras do atual município de Venâncio Aires começaram a ser povoadas por volta de 1800 por luso-brasileiros, seus escravos e agregados. As margens do rio Taquari e dos arroios Castelhano e Português instalaram-se Manoel Bento Ferreira da Gama, João Gomes da Rocha, Joaquim F. Teixeira, entre outros. Chamavam o lugar de Faxinal do Tamanco. 
Em 1853 chegaram os colonos alemães e toda a região, então, passou a ser conhecida como Estância Mariante. Estabelecidos preferencialmente no vale do arroio Sampaio, eles se dedicavam à agricultura. Os italianos, embora menos numerosos que os portugueses e alemães, também se fixaram no município. De 1809 até a emancipação, a área onde está o município pertenceu a Rio Pardo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara.
Porém, é indispensável pensar que o surgimento e a paulatina ocupação do núcleo urbano do município está intimamente ligada à história da comunidade católica local. 
O aparecimento do povoado de São Sebastião se deu a partir do ano de 1864, quando Brígida Joaquina Fagundes do Nascimento (16/12/1783 - 29/11/1873), neta do primeiro sesmeiro de Venâncio Aires, Francisco Machado da Silveira, doou 10 mil braças quadradas de terras para a edificação de uma capela como pagamento de uma promessa feita. Dona Brígida tinha dois filhos na Guerra dos Farrapos. Preocupada com a sorte deles prometeu que, se voltassem vivos, doaria uma área de terras onde se pudesse construir uma igreja. 
Aconteceu que os dois voltaram da guerra e Dona Brígida fez a doação de terras no então Faxinal dos Fagundes, que foi oficializada em 1864. Após a demarcação da área e a venda dos lotes em 20 de janeiro de 1876 é realizado o lançamento da pedra fundamental da futura capelinha pelo Vigário de Santo Amaro, padre Barnabé Corrêa de Câmara. 
Na referida data de 20 de janeiro de 1876 sucedeu uma festividade com procissão, na qual moradores livres e escravos do então Faxinal teriam participado do evento, que culminou com um churrasco ao meio-dia, dando início às festas em honra ao padroeiro. A edificação da capela, sob a responsabilidade de Roberto Alpenhansen, foi concluída no ano de 1881. No começo, a comunidade católica era atendida pelos padres de Santo Amaro e, posteriormente, pelos padres jesuítas de Santa Cruz do Sul. 
Em 08/04/1884 foi criada a paróquia e em 1891 o nome do lugar, que era inicialmente conhecido como Faxinal dos Tamancos, depois São Sebastião do Faxinal dos Fagundes e Freguesia de São Sebastião Mártir foi elevada à categoria de Vila em 30 de abril de 1891 e passou a se chamar simplesmente Venâncio Aires. 
Este nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas, o senhor Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul.
A primeira capela foi utilizada até 1892 quando, sob a liderança do Pe. Carlos Becker iniciou-se a construção de uma Igreja maior e que foi concluída em 1894. Somente no ano de 1913 a primeira capelinha foi demolida.
A partir de 1927, com a liderança do padre Albino Juchem, foi formada uma comissão de obras da nova Matriz de São Sebastião Mártir, com o projeto do arquiteto Simão Gramlich. No ano de 1929, mais precisamente no dia 20 de janeiro, foi realizada uma grande celebração para a bênção da pedra angular da nova matriz. Em seguida, foi demolido o antigo templo, pois a construção da nova igreja estava indo de encontro aos pilares da antiga. Para que os fiéis não ficassem sem um lugar para se reunir e celebrar os cultos, foi construído um galpão que serviu de templo provisório até que a majestosa edificação fosse levantada. Vale lembrar que, por essa época, o município de Venâncio Aires contava com uma população católica de mais de 20 mil fiéis, estando os mesmos distribuídos em 18 capelas.
Na década de 1930 as obras foram paralisadas, sendo retomadas, para conclusão da igreja, somente no começo da década de 1950. Em janeiro de 1952, foram reiniciadas as obras de complementação das torres da matriz e, quatro anos depois, em 1956, foi inaugurado o relógio das torres. Em 1958, iniciou a reforma interna do altar e das escadarias do templo para se adaptar à reforma litúrgica. 
Uma das características marcantes da população de Venâncio Aires é a devoção ao Santo Padroeiro que se expressa na Festa de São Sebastião Mártir. Atualmente na 140ª edição. Ela perpassa um ano inteiro de trabalho social e de preparação por parte dos festeiros e da comunidade, iniciando a preparação espiritual já em outubro, através da Trezena de São Sebastião Mártir, integrando comunidades com a Peregrinação das bandeiras e da imagem do Padroeiro nas suas 35 comunidades e tendo por auge os festejos no Pavilhão de Eventos e reunindo milhares de pessoas na Missa Campal e na Procissão, sob o calor do dia 20 de janeiro. 
No território do atual município de Venâncio Aires encontramos as seguintes paróquias: São Sebastião Mártir, Nossa Senhora da Natividade, no distrito de Linha Arlindo; Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Estância Nova; Santa Catarina, no distrito de Linha Brasil e São Martinho, no distrito de Palanque. 

São Sebastião Mártir
Venâncio Aires

Comarca Eclesiástica: Venâncio Aires

Município: Venâncio Aires /RS

Padroeiro: São Sebastião Mártir

Fundação: 1884

Pároco: Pe. João Alberto Konzen

Vigário Paroquial: Pe. Aldo José Silveira e Pe. Marcelo Carlesso

Diácono Permanente: Diác. Roque José Schroeder

População: 65.946 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 51.040 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Terças-feiras: 18h15min
Quartas-feiras: 12h30min
Quintas-feiras: 19h30min
Sexta-feira (1ª sexta do mês): 18h15min
Sábado: 18hs
Domingo: 8h30min e 19hs





FOTOS

Jantar de Lançamento da Ação Entre Amigos da 142ª Festa do Bastião
13/10/2017
Jantar de lançamento da Ação entre Amigos da 142ª Festa de São Sebastião o...
Procissão e Missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida
12/10/2017
Fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida realizam linda manifestação de FÉ e...