Artigos e Notícias voltar
Dom Canísio Klaus recebe título de Cidadão Santa-cruzense

Créditos foto: Jacson Miguel Stülp

O bispo Dom Canísio Klaus é oficialmente, a partir de agora, um Cidadão Santa-cruzense. A entrega do título ocorreu nesta segunda-feira, dia 22, durante uma bela sessão solene na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Alberto João Heck (PT). Dom Canísio viaja esta semana para o Mato Grosso, onde assume a diocese de Sinop. Esteve à frente da diocese em Santa Cruz do Sul por cerca de seis anos, sendo que em janeiro foi nomeado para uma nova missão no Mato Grosso, na diocese-irmã de Santa cruz.
Em seu pronunciamento, o vereador Alberto Heck destacou a trajetória de Dom Canísio, a quem destacou ser uma líder. “Podemos apontar como uma das principais características de Dom Canísio o desafio de renovar o entusiasmo da juventude e das lideranças comunitárias de nossa diocese”, ressaltou.
O bispo Dom Canísio Klaus é natural de em Arroio do Meio (RS), onde nasceu no dia 9 de outubro de 1951. É filho de Arthur e Hilda Klaus. Sexto filho numa família de sete irmãos.
Atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz do Sul, reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio; pároco na Paróquia Santo Antônio, de Nova Guarita (MT); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moinhos, Lajeado. Na mesma época integrou a Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul (1992 e 1993), o Conselho de Presbíteros, o Conselho de Consultores e o Conselho de Assuntos Econômicos e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Guarantã do Norte (MT).
No dia 22 de abril de 1998 recebeu do Papa João Paulo II a nomeação de bispo de Diamantino (MT). Foi ordenado bispo em Arroio do Meio no dia 21 de junho por Dom Sinésio Bohn e empossado como bispo de Diamantino no dia 26 de agosto de 1998.  Como bispo de Diamantino reabriu o Seminário Diocesano de Diamantino, criou o Instituto Diocesano das Irmãs Discípulas do Divino Pastor, construiu o Centro Diocesano de Pastoral, organizou o Museu da Prelazia e Diocese de Diamantino e instalou o Seminário Maior em Várzea Grande.
No dia 19 de maio de 2010 o Papa Bento XVI o nomeou para bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, e aos 18 de julho tomou posse solenemente da Cátedra de Santa Cruz do Sul diante de 16 Bispos, mais de 100 Padres, milhares de fiéis locais e uma caravana de Diamantino. Agora está de partida para assumir a diocese de Sinop (MT).
Em seu pronunciamento, Dom Canísio Klaus destacou que o título é fruto de um mutirão de trabalho que realizou a frente da diocese, junto com a equipe. “Cito a educação e formação como fundamentais para conseguir superar as adversidades. Santa Cruz sempre me acolheu muito bem – foram seis anos no Seminário São João Batista, depois ainda um ano como pároco da Conceição e agora como bispo. Sempre procurei conversar com a comunidade e voltar a minha missão á vida social, econômica e política. Irei tranquilo, mas precisarei contar com as preces de vocês, assim como irei rezar por todos”, citou.

Autor: Jacson Miguel Stülp, Assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul
Últimas Notícias da Diocese