Artigos e Notícias voltar
Seminário Propedêutico Interdiocesano recebe 16 seminaristas em Santa Cruz do Sul

Créditos foto: PASCOM/SSJB

Na manhã desta quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, tiveram início, em Santa Cruz do Sul, as atividades do Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista. Esta é uma experiência inovadora abraçada em conjunto pelas Dioceses de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Cruz Alta e Santo Ângelo além da Diocese de Uruguaiana que participa desde o início do projeto mas que, por hora, não envia seminaristas. O Seminário tem como Reitor o Padre Marcelo Carlesso e como Diretor da Casa o Padre Eleutério Orsolin.
Uma Santa Missa, celebrada pelo bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli deu as boas-vindas aos seminaristas, familiares, padres, formadores de cada Diocese e demais apoiadores do Seminário. Após a Santa Missa o almoço uniu todos na confraternização pelo início das atividades do Seminário.
O propósito do Seminário Interdiocesano é somar forças para oferecer aos seminaristas uma formação adequada para que possam responder ao chamado divino à Vocação Presbiteral. Para oferecer esta formação adequada uma série de atividades entram na programação diária procurando ajudar o seminarista em seu discernimento vocacional através de cinco dimensões: humano-afetiva, pastoral/missionária, intelectual, espiritual e comunitária. Além das atividades haverá presença constante dos formadores de cada diocese que, junto com Reitor e Diretor da Casa, compõem a equipe de formação.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese