Artigos e Notícias voltar
Dia das Crianças: A Fé e a importância delas na Igreja


A Igreja no Brasil celebra neste 12 de outubro a festa de Nossa Senhora Aparecida. A data, também comemora o Dia das Crianças – dos pequenos e pequenas que são o futuro e o presente de nossa Igreja. Pensando nisso, a Revista Integração da Diocese de Santa Cruz do Sul, traz neste mês, uma matéria especial sobre o Dia das Crianças e a importância delas na Igreja.

As crianças são importantes e amadas por Deus. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. A iniciação da criança na igreja se dá no batismo. Mas, é na catequese que elas são inseridas na vivência da fé. É também nesta etapa do caminho, que muitas recebem um chamado, que é o de consagrar sua vida desde cedo a Deus, como coroinha para auxiliar o padre nas funções litúrgicas e em missas. Em nossa diocese, atualmente contamos 400 coroinhas —crianças e adolescente com idades entre 7 e 15 anos, que atuam no serviço da liturgia, servindo ao altar e auxiliando o bispo, o presbítero e o diácono nas celebrações. O assessor da Pastoral dos Coroinhas, Pe. Ezequiel Perin destaca que as crianças são de grande importância para o Reino de Deus.

“Somos felizes pela participação das crianças na vida da Igreja. Elas, por natureza, trazem no coração a beleza das coisas de Deus. Na simplicidade de suas ações, somos capazes de perceber o Amor Divino agindo no mundo. Nelas está o futuro, e ao mesmo tempo o presente da Igreja. Na vida cristã, como nos ensina o próprio Mestre Jesus, se quisermos fazer parte do Reino dos Céus, devemos ser como as criancinhas, livres, dispostos, desapegados, para amar o verdadeiro Amor”, disse.

Conforme ele, o estímulo a participar das celebrações na maioria das vezes vem de casa, através dos ensinamentos dos familiares. Contudo, há situações em que as crianças são os próprios missionários. “Muitas crianças são estimuladas pelos pais, avós ou outros responsáveis para participar da vida comunitária, porém, também encontramos o contrário, as crianças levam os pais para a comunidade, como dizia o Papa São João Paulo II: “as crianças são os pequenos-grandes missionários”, afirma.

Pe. Ezequiel deixa uma mensagem especial para todas as crianças, neste mês dedicado a elas. “Que nossas crianças sejam cuidadas e protegidas para assim crescerem com as características do Menino Jesus em estatura, sabedoria e graça. Desta forma, seguiremos o pedido dos cheios de confiante abandono, ricos de bondade e puros como elas.


 

Testemunhos de fé em servir à Liturgia

 

Chiara Luna Zanon Bertol, de 8 anos, é coroinha desde setembro do ano passado na Paróquia São Pedro, de Encantado. Desde bebê, ela acompanhava os pais nas celebrações.

“ Tem uma parábola que diz que as pessoas não deixavam as crianças deixar chegarem perto de Jesus, diziam que as crianças não eram puras ao bastante. Mas, Jesus disse: deixem elas chegarem perto de mim e essas crianças puras o bastante, vieram a ser a coroinhas. Crianças são puras sim, e podem ser amigas de Deus, gosto muito de ser coroinha. É muito divertido, e a gente fala com Deus, a comunicação com ele é muito importante para a nossa vida”, disse.

Irmãos que servem juntos ao Senhor. Na Paróquia São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul, dentre o grupo de coroinhas que presta serviço ao altar nas celebrações eucarística, estão os irmãos Valentim Arthur Vicente, de 8 anos e Maria Clara Vicente, de 6 anos.

“ O que eu mais gosto em ser coroinha, é de aprender sobre a missa, aprender mais sobre Deus. E também de poder ajudar a nossa comunidade”, afirmou Valentim.

A participação do menino, influenciou e motivou a irmã neste processo. Em, menos de seis depois também manifestou o desejo de participar.

“ Gosto de ser coroinha para sempre ter a benção de Jesus e seguir o caminho de Deus e também para a gente servir o padre e o altar”, pontuou Maria Clara.

 

 


Função do Coroinha

Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. É servir ao altar não é apenas ajudar o padre. “O coroinha recebe um chamado, que é a de consagrar sua vida desde cedo a Deus. Sendo assim, ele atua no serviço da liturgia, servindo ao altar e auxiliando o bispo, o presbítero e o diácono nas celebrações. Ajuda na missa de forma efetiva, e não pode ser tratado como um enfeite, pois desempenha uma função importante que é a de exercer um ministério, um serviço na vida da Igreja. Ele busca cultivar um amor ao Santíssimo Sacramento, que é o próprio Jesus”, esclarece. Para ser coroinha, a criança ou adolescente deve ter entre 7 a 15 anos.

 

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese