Artigos e Notícias voltar
X Encontro Mundial das Famílias

Créditos foto: CNBB

Próximo Encontro Mundial das Famílias será multicêntrico

O Encontro Mundial das Famílias chega a sua 10ª edição. É celebrado a cada 3 anos em diferentes países do mundo. O próximo encontro está marcado para os dias 22 a 26 de junho deste ano e terá uma novidade. Ao mesmo tempo em que o encontro estará acontecendo em Roma com o Papa Francisco, as Dioceses do mundo inteiro estarão em comunhão. Portanto, será um encontro mundial e multicêntrico, disseminado oportunizando que mais famílias possam participar. Disse o Papa: “Nos Encontros anteriores a maioria das famílias ficaram em casa e o Encontro foi percebido como uma realidade distante, no máximo assistida pela televisão, ou desconhecida pela maioria das famílias. Desta vez, terá uma fórmula inédita: será uma oportunidade da Providência para criar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que querem se sentir parte da comunidade eclesial”. O encontro encerra o Ano Família Amoris Laetitia, convocado pela Papa.

Tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”
A temática será desenvolvida através de encontros de formação, carta às famílias escrita pelo bispo diocesano e celebrações. No quinto aniversário da exortação apostólica Amoris Laetitia e três anos depois da promulgação de Gaudete et Exsultate, pretende-se destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade, para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida quotidiana. A Pastoral Familiar da Diocese está preparando o encontro para que cada família possa participar na sua paróquia, família de famílias. No último dia todas as famílias são convidadas a participarem em Santa Cruz do Sul de um momento todo especial.

PROGRAMAÇÃO
Live de Formação
No dia 09 de junho será transmitida uma live de formação às 20h, conduzida pelos casais da Pastoral Familiar pelo facebook da Diocese de Santa Cruz do Sul para preparar o encontro.

Missa de Abertura
As Paróquias podem organizar uma missa de abertura do encontro e ler a carta do bispo para as famílias da Diocese. A sugestão é que a missa seja realizada no dia 22 de junho, mas poderá ser próximo a esta data quando há uma participação maior de famílias na comunidade, como por exemplo, no final de semana anterior ao dia de abertura.

Formação na Paróquia
Durante a semana os casais engajados na paróquia são convidados a organizarem um momento de formação. O dia e o horário devem ser divulgados amplamente nas comunidades para que as famílias possam se organizar para participar. As temáticas a serem trabalhadas, a partir do tema geral, serão disponibilizadas para as paróquias. O importante é que os casais motivem e preparem um bom encontro paroquial que culminará no encerramento em Santa Cruz do Sul.
Encerramento

O encerramento será no Domingo, dia 26 de junho, com a seguinte programação:
08h30min – Abertura e Acolhida na Catedral São João Batista
09h - Missa na Catedral São João Batista
10h30min – Momento de Formação para Crianças, Jovens e Casais, com o tema: “Amor em família, Vocação e Caminho de Santidade”
12h - Almoço e confraternização entre Famílias
13h - Espaços temáticos, apresentações, oportunidade de aconselhamento (individual), esportes e mateada.
14h45min - Caminhada da Família
15h30min - Bênção e Envio na Catedral São João Batista

Para a organização do evento, contamos com a inscrição antecipada, com prazo até o 13 de junho. Para participar contamos com a colaboração de R$10,00 para cada adulto inscrito, sendo que com a inscrição efetuada e pega terá direito a um cachorro-quente que fará parte do cardápio de alimentação a venda no evento. As crianças terão suas inscrições gratuitas, mas é muito importante preencher o nome e idade de cada uma que irá no encontro. O Cachorro-quente na inscrição do adulto é uma gentileza do evento, sendo que o almoço poderá ser feito de 3 formas: lanche trazido de casa, lanches comprados no local e restaurantes da cidade (todas por conta de cada um). Mais informações entrar em contato telefone/whatsapp: (51) 992673701.

Autor: Pe. Rodrigo Hillesheim
Últimas Notícias da Diocese