Artigos e Notícias voltar
2020: O ano em que fomos parados por um vírus!

Créditos foto: Reprodução / Internet

Tudo estava projetado para que, em 2020, a Diocese concluísse o processo de elaboração das Diretrizes dos Sacramentos da Iniciação Cristã e ajudasse as pessoas a se inserirem “nas comunidades, como discípulos missionários, na perspectiva de uma Igreja Samaritana”. Não se contava, porém, com um invisível vírus que, embarcado em aviões e navios que saíram da Ásia na virada do ano e fizeram escala na Europa, decidisse desembarcasse no Brasil em fevereiro e começasse a vitimar pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Manaus, Porto Alegre e, finalmente na região da Diocese de Santa Cruz do Sul. Sem armas para combater o invisível inimigo, a solução foi “ficar em casa” e “suspender as programações que implicam em aglomeração de pessoas”.
Realizamos o lançamento do Ano Pastoral, em fevereiro; participamos da reunião da Província Eclesiástica em Santo Ângelo nos dias 9 e 10 de março e realizamos a reunião do Conselho de Presbíteros nos dias 11 e 12 de março. A partir de então, tudo foi reagendado, suspenso ou modificado.

O que deixou de ser feito?
1º) A visita dos bispos do Rio Grande do Sul ao Papa e às secretarias do Vaticano, conhecida como “Visita ad Limina”. A visita estava agendada para os dias 20 de março a 04 de abril. Suspensa por causa da alta incidência de casos da Covid-19 na Itália, a visita não tem data marcada, imaginando-se que deva ocorrer em 2022. O relatório quinquenal já está na Cúria Romana.
2º) A Escola Bíblico Catequética Diocesana, projetada para acontecer em Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul foi suspensa depois da primeira etapa.
3º) Curso de Formação para padres e agentes de pastoral, marcado para os dias 25 a 27 de maio.
4º) Escola de Fé, Evangelização e Cidadania coordenado pelo Conselho Diocesano de Leigos.
5º) Encontro Diocesano de Assessores de Coroinhas, marcado para o dia 29 de março.
6º) Dois cursilhos para homens e dois cursilhos para mulheres, além da Tenda Shalom.
7°) Celebrações de Primeira Eucaristia e Crisma em várias comunidades.
8º) Assembleia Nacional da CNBB, programada para os dias 22 de abril a 1º de maio.
9º) Curso de agentes da Pastoral Carcerária (ESPERE) agendado para abril e junho.
10º) 15º Encontro Estadual de CEBs, previsto para os dias 1 a 3 de maio.
11º) Encontros de Formação Permanente para Diáconos
12º) Assembleia Regional de Evangelização, prevista para os dias 4 e 5 de junho.
13º) Um cursilho jovem masculino e um feminino no mês de junho.
14º) Formação para assessores e coordenadores da Juventude no dia 19 de julho.
15º) Comemoração do Dia do Padre (04 de agosto).
16º) Formação de coordenadores e referenciais dos Projetos Sociais (08 de agosto).
17°) Escola Bíblico Catequética do Regional Sul/3 da CNBB, cujo começo estava previsto para agosto.
18º) Fórum do Sacramento da Crisma, marcado para os dias 22 e 29 de agosto.
19) Assembleia do Núcleo Diocesano de Religiosos (27 de setembro).
20º) Encontro Regional de Presbíteros (19 a 21 de outubro)
21º) Encontro Diocesano de Coroinhas, marcado para 25 de outubro.

O que aconteceu com adaptações
1º) Missa do Crisma, na quarta-feira da Semana Santa. Sem a possibilidade de reunir todos os padres da Diocese, Dom Aloísio convidou alguns padres que representaram o conjunto do presbitério. Os outros foram convidados a acompanhar, pelas redes sociais, a renovação das promessas sacerdotais e fazerem a sua profissão de maneira individual. Os óleos foram abençoados na celebração e distribuídos para os padres.
2º) Café com a Imprensa: No intuito de comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pastoral da Comunicação havia agendado um café com os comunicadores para o dia 21 de maio. Por causa da pandemia, o Café foi substituído por uma live sobre a Mensagem do Papa Francisco, com a participação de Dom Aloísio Dilli e Pe. Roque Hammes.
3º) Procissão de Corpus Christi: Na condição de ser um dos momentos de maior concentração de pessoas, a procissão de Corpus Christi foi substituída por uma bênção do Santíssimo aos locais onde ocorrem os atendimentos aos infectados pela Covid-19: Hospitais, Postos de Saúde e Hospitais de Campanha. O destaque, como não poderia deixar de ser, foi a missa rezada nas igrejas matrizes com a presença de pequeno número de pessoas.
4º) Aprovação das Diretrizes da Eucaristia: Na impossibilidade de reunir os integrantes do Conselho Diocesano de Evangelização, as Diretrizes da Eucaristia pré-aprovadas no Lançamento do Ano Pastoral foram encaminhadas para as paróquias, sendo que coube ao Conselho de Presbíteros fazer a aprovação final. Depois de aprovadas, as Diretrizes foram encaminhadas para as paróquias, onde estão sendo estudadas pelas lideranças locais.
5º) Reuniões do Conselho de Presbíteros e do Conselho de Evangelização: O Conselho de Evangelização se reuniu, presencialmente, por ocasião do Lançamento do Ano Pastoral e, virtualmente, no dia 17 de novembro. O CPD fez uma reunião presencial e três reuniões online.
6º) O Encontro de Discernimento Vocacional (Despertai) que estava previsto para o dia 29 de agosto, foi substituído pela Jornada de Formação “Fé e Vocação” em forma de três lives, realizadas nos dias 26 de agosto, 02 de setembro e 09 de setembro.
6º) 19ª Romaria da Santa Cruz: Com uma live sobre o “Mistério da Cruz e o abaixamento de Jesus”, uma Via-Sacra coordenada pelos seminaristas do Propedêutico e uma Missa transmitida pela rádio e redes sociais que contou om a presença de 30 pessoas, a  19ª Romaria da Santa Cruz destacou a missão dos cristãos crismados.
7º) Alegra-te (Retiro Diocesano de Jovens): Agendado para os dias 10 e 11 de outubro, o retiro foi substituído por uma live com Dom Aloísio Dilli e uma noite de canto e oração pelas Redes Sociais.
8º) Reunião dos coordenadores Diocesanos de Pastoral do RS: Sem poder se encontrar em POA, como estava previsto, os coordenadores de Pastoral do Rio Grande do Sul realizaram três reuniões online, que tiveram a vantagem de contar com a participação dos coordenadores das 18 dioceses do RS.
9º) Reunião da Província Eclesiástica de Santa Maria (20 e 21 de outubro): A segunda reunião da Província Eclesiástica de Santa Maria, agendada para Cruz Alta, acabou sendo realizada de forma online.
10º) Seminário Propedêutico: Após ter iniciado suas atividades no dia 17 de fevereiro, o Seminário Propedêutico dispensou os alunos durante alguns meses por causa da pandemia, mantendo as aulas online. Retomou as atividades presenciais em agosto.
11º) Encontro de acompanhamento psicológico para padres: Previsto para acontecer ao longo do ano, o encontro de formação com psicólogo foi substituído por uma live no dia 30 de novembro.
12º) Coletas Especiais: As comunidades católicas do Rio Grande do Sul realizam seis coletas especiais ao longo do ano, a saber: Campanha da Fraternidade, Campanha Missionária, Missão Moçambique, Óbolo de São Pedro, Terra Santa e Coleta da Evangelização. Por causa da pandemia, estas coletas foram substituídas pela guirlanda do Natal.
13º) Processo da 44ª Romaria da Terra: No dia 16 de fevereiro, em Mormaço, Diocese de Cruz Alta, a Diocese de Santa Cruz do Sul recebeu a incumbência de sediar a 44ª Romaria da Terra, em 2021. Pela absoluta impossibilidade de fazer o processo de preparação, a Comissão Pastoral da Terra, junto com a Coordenação de Pastoral da Diocese, decidiu adiar a Romaria para o dia 1º de março de 2022. A Romaria será em Ilópolis.
14º) Implantação das Diretrizes do Batismo: A partir de janeiro, as paróquias começaram a implantar as Diretrizes do Sacramento do Batismo. No Lançamento do Ano Pastoral, os catequistas da Paróquia de Linha Santa Cruz falaram com empolgação sobre o processo que estava sendo implantado. No final de março, o processo teve que ser adaptado à nova realidade, para respeitar as normas do distanciamento social. Ficou valendo a máxima: “Nenhum batizado deve ser feito sem preparação”.
15º) Celebrações Comunitárias da Eucaristia: No momento em que as autoridades sanitárias decretaram o fechamento das igrejas, Dom Aloísio publicou uma orientação aos padres pedindo que não deixassem de rezar missa e o fizessem “pelos fieis”. Na medida em que se abriu a possibilidade de rezar com pequenos grupos, muitas paróquias começaram a transmitir missa pelas redes sociais.
16º) Ordenação Diaconal de Giovane Gonçalves: Agendada para o mês de abril, a ordenação diaconal do jovem Giovane aconteceu no dia 23 de agosto, na Igreja São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, com número restrito de pessoas e uma pequena representação de padres e diáconos.
17º) Retiro dos Padres: Com os devidos cuidados e a dispensa da obrigatoriedade em realizar o retiro, os padres da Diocese tiveram a oportunidade de fazer o seu retiro anual. Um grupo de 20 padres fez o retiro no Cecrei, em São Leopoldo, e outro grupo de 35 padres fez o retiro na Casa Loyola em Santa Cruz do Sul.
18º) Edição da Revista Integração: Assustados com o fechamento de fábricas e casas comerciais e com os atrasos dos correios, seguimos no propósito de editar, mensalmente, a Revista Integração. Buscamos outros meios de fazer chegar a Revista até as paróquias e começamos a publicá-la nos primeiros dias do mês no site da Diocese.
19º) Publicação dos roteiros “Encontros de Jesus” e do “Texto Base da Crisma”: Sem grandes problemas, conseguimos publicar os dois textos e fazê-los chegar até as paróquias. Infelizmente, porém, foram poucas as paróquias que conseguiram trabalhar com eles.
20º) Confraternização dos Padres: Tradicionalmente, os padres da Diocese se encontram na última segunda-feira do mês na sede da APRES, em Santa Cruz do Sul. Impossibilitados de realizar estes encontros neste ano, a Pastoral Presbiteral agendou duas lives de conversa livre entre os padres, nos meses de setembro e novembro.

Coisas novas que surgiram
O ano de pandemia foi um período propício para criar coisas novas. Desde o primeiro momento, Dom Aloísio insistiu com os padres e as lideranças que “não é período de férias”, porque a nossa missão de evangelizadores continua durante a pandemia. “Precisamos ser criativos”, sem nos expormos ao vírus.
Mesmo com a idade avançada de muitos padres e agentes de pastoral, surgiram belas iniciativas que merecem ser registradas. Destaco algumas delas:
1º) Incremento da Caridade e criação da Comissão Diocesana: Tão logo surgiu a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego que lhes rendia o “ganha pão”. Foi aí que a Diocese investiu na conscientização das pessoas no sentido de que, “se não podemos comungar Cristo presente na Eucaristia porque as igrejas estão fechadas, podemos servi-lo nos irmãos que estão necessitando de ajuda”. E, foi desta forma, que surgiram belas iniciativas nas paróquias e nas comarcas. Como coroamento, a coordenação de pastoral dinamizou a organização da Comissão Diocesana da Caridade, com a missão de coordenar toda a ação social dentro da Diocese de Santa Cruz do Sul. Na medida em que foi se estruturando, a Comissão também assumiu a coordenação das atividades do Grito dos Excluídos, Dia do Pobre, 6ª Semana Social Brasileira, e Escola Cristã de Educação Política.
2°) Lives de formação: A coordenação de pastoral promoveu uma live sobre “o Espírito Santo na Igreja” com o padre Leandro Lopes. A paróquia São Sebastião Mártir promoveu uma série de lives com o título “Crer e Viver”, nas terças-feiras de noite. A Pastoral Familiar promoveu lives para a Semana da Família e a Semana Nacional da Vida.  A Pastoral da Comunicação divulgou várias lives promovidas pela CNBB nacional, CNBB regional, Pascom e ESTEF.
3º) Valorização da Palavra de Deus: Os padres Décio Weber e Alfonso Antoni divulgaram, diariamente, um roteiro de Leitura Orante da Palavra de Deus. Outros padres divulgaram mensagens semanais sobre a Palavra de Deus ou replicaram roteiros de outros locais. Durante a Semana Santa e o período da Páscoa, a coordenação de pastoral divulgou os roteiros de celebração organizados pela equipe de liturgia da CNBB Nacional. Padres começaram a motivar a oração na família em base à Bíblia.

Não foi um ano perdido
Muitas vezes se escutam pessoas dizendo que o “o ano de 2020” foi um ano perdido. Na nossa avaliação, “foi um ano diferente”, no qual fomos desafiados a nos reinventarmos. Normalmente é no período de crises que surgem as novidades. Assim, o fato de não podermos realizar encontros presenciais, nos despertou para a valorização da internet, a revalorização da Igreja Doméstica, a importância da Palavra de Deus e o fortalecimento da missão dos leigos. Também foi o ano em que conseguimos crescer na solidariedade, cuidando da nossa saúde e da saúde das outras pessoas. O ano em que a humanidade foi lembrada de que “a ciência não é todo-poderosa” e que “não são só as guerras que colocam em risco o futuro da humanidade”. Muitos dos trabalhos podem ser feitos a partir de nossas casas e muita formação a Igreja pode fazer pelas redes sociais. O ano de 2020, foi mais um ANO DE GRAÇA DO SENHOR.  
 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese