Artigos e Notícias voltar
21º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas será em Encruzilhada do Sul

A Diocese de Santa Cruz do Sul, promove nesta quarta-feira, 10, o 21º Encontro das Sementes Crioulas. Com o tema “ Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança”, as atividades tem início ás 8 horas no Salão da Paróquia Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul.   Durante o dia haverá momento de espiritualidade e benção das sementes com Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Na sequência, serão realizadas palestras e momento cultural com Antônio Gringo e Grupo Afro. As atividades se estendem até as 15h30 min.

A expectativa de acordo com o técnico agrícola da Ação Social Diocesana de Santa Cruz- ASDISC, Maurício Queiroz, é de 400 pessoas participem. Ele cita que os guardiões e guardiãs de sementes crioulas vêm resgatando e preservando não só sementes, mas também saberes e práticas agroecológicas. “O agricultor tem um cuidado especial para que as suas sementes crioulas não sofram contaminação, principalmente por variedades transgênicas. Teremos muitas sementes que serão levadas por nossos guardiões, algumas até já quase extintas, como o caso da batata inglesa uma qualidade que só os agricultores possuem”, ressalta.  Serão cerca de 30 variedades de sementes de milho, outras 50 de feijão, além de hortaliças e outras.

Além das sementes expostas na mesa da partilha, em que cada agricultor poderá trocar a sua com a de outro produtor, também haverá um espaço onde as sementes e outros produtos coloniais e artesanais serão comercializados.

O evento é uma organização da Comissão Pastoral da Terra da Diocese e do Estado (CPT), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (ASDISC), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Paróquia Santa Bárbara, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA),  Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater e Prefeitura de Encruzilhada do Sul. Em 2021, o 20º Encontro Diocesano de Sementes ocorreu no Ginásio Luizão em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires. 

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese