Artigos e Notícias voltar
“Fratelli Tutti”: O testamento político do Papa Francisco

Créditos foto: AMERICAN CATHOLIC

Estamos provavelmente perante o testamento político-social do Papa Francisco: se a Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, é talvez o texto mais inovador do seu pontificado, na proposta que faz à Igreja Católica e ao mundo no âmbito da ecologia integral, a nova encíclica Fratelli Tutti, assinada em Assis, no dia 03 de outubro, é uma síntese do pensamento do Papa argentino, acerca da fraternidade e da amizade social. Ou seja, é a sistematização do pensamento político e social do Papa, no qual cabe um diagnóstico vasto sobre a situação no mundo, no que diz respeito a problemas a que ele tem dedicado muitas das suas intervenções: migrantes e refugiados, populismos, racismo, novas escravaturas, tráfico de seres humanos, violência sobre mulheres e crianças, pena de morte – e também, de novo, o drama ecológico.
Por contraste, o documento propõe que a fraternidade e a amizade social sejam lidas com chaves, como o respeito pelos direitos humanos, a busca incessante da paz, a proposta da amabilidade, a valorização da função social da propriedade ou o perdão. E faz sugestões concretas como a da eliminação da pena de morte no mundo, a constituição de um fundo contra a fome financiado pelas despesas militares, do fim das armas nucleares e da prisão perpétua, a reforma “quer da Organização das Nações Unidas, quer da arquitetura econômica e financeira internacional, para que seja possível uma real concretização do conceito de Família e de Nações”.
Na fundamentação teológica e espiritual do tema, o Papa Francisco toma a parábola do bom samaritano, contada por Jesus no evangelho de São Lucas: uma história em que um homem vítima de assaltantes é ajudado por um samaritano, símbolo de alguém proscrito pelos judeus, depois de dois religiosos do tempo terem passado ao largo, sem ajudar. “Esta parábola é um ícone iluminador, capaz de manifestar a opção fundamental que precisamos de tomar para reconstruir este mundo”, escreve o Papa. E continua: “Diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. Qualquer outra opção, deixa-nos ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada.” (Fratelli Tutti 67).
Convido a todos os irmãos e irmãs para que façam a sua leitura deste magnífico testamento que o Papa Francisco deixa para toda a humanidade. Tenham todos uma boa leitura.

Autor: Pe. Lucas Del Osbel. Pároco de Candelária
Últimas Notícias da Diocese