Artigos e Notícias voltar
Conselho aprova Diretrizes do Sacramento da Crisma

No dia 29 de junho (Dia de São Pedro e São Paulo) o Conselho de Evangelização da Diocese de Santa Cruz do Sul aprovou as novas Diretrizes para o Sacramento da Crisma. Com a participação de mais de 60 pessoas, o Conselho se reuniu em forma online, tendo na agenda dois importantes assuntos:
1º) Aprovar as Diretrizes do Sacramento da Crisma.
2º) Dar andamento ao processo da 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para os dias 23 e 24 de novembro.
A aprovação das Diretrizes foi o resultado de um longo processo que iniciou com a publicação de um Texto Base intitulado “Confirmação ou Crisma: Sacramento do Espírito Santo”, feito em fevereiro de 2020. Seguiu com a reflexão nos grupos de família a partir do roteiro “2020: o ano da crisma”. Foi alimentado com vários artigos de Dom Aloísio Dilli e do Pe. Marcelino Sivinski na Revista Integração ao longo de 2020 e chegou ao cume nos dois fóruns sobre o Sacramento da Crisma realizados nos dias 15 e 29 de maio de 2021. No dizer de Dom Aloísio, as Diretrizes “são orientações gerais em vista da unidade diocesana, sem com isso abafar a criatividade e a inculturação local, mas sempre visando a comunhão diocesana”.
Aprovadas na reunião do Conselho de Evangelização no dia 29 de junho, as Diretrizes serão impressas e encaminhadas para as paróquias e lideranças diocesanas.
Num segundo momento, o Conselho se debruçou sobre o processo da 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que se realiza, simultaneamente, ao processo da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, nos dias 23 e 24 de novembro de 2021. Junto com isso também vem o Sínodo dos Bispos em 2023, que vai abordar o tema da sinodalidade. No dia 17 de outubro do presente ano vai ser feita a abertura do Sínodo nas Dioceses.
Em sequência à reunião do Conselho de Evangelização aconteceu, no dia 30 de junho, a reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese (CPD) que aprofundou o tema da Assembleia de Pastoral e analisou a situação dos padres na Diocese. Daqui para frente, as atenções estarão voltadas para a Assembleia Diocesana, que tem como objetivo projetar a Diocese para os próximos quatro anos, sendo que, no meio disso, haverá, possivelmente, a troca de Bispo, uma vez que Dom Aloísio vai completar 75 anos em 2023.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese