Artigos e Notícias voltar
Animação Vocacional: Pe. Lucas explica desafios e perspectivas da animação vocacional

Créditos foto: Pascom/SSJB

Estamos no mês de agosto, mês vocacional, tempo dedicado a oração e reflexão sobre as vocações. Desde 1981, a data faz parte do calendário da Igreja Católica no Brasil e tem como objetivo conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Padre Lucas Del Osbel, que há 9 anos é sacerdote e desde março de 2022, é o reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Santa Cruz do Sul, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e membro da Coordenação Pastoral fala sobre o que é a vocação e o "despertar Vocacional”.

1 - O que é vocação e porque devemos rezar por ela?

Pe. Lucas - Vocação é um termo derivado do verbo latino “vocare” que significa “chamar”. É um chamado de Deus. Primeiramente, somos chamados a vida, mas dentro da Igreja há um chamado especial que é a vocação a um serviço ministerial ordenado que são os diáconos, padres e bispos. Deus chama alguns para exercerem esse ministério ordenado na Igreja. A oração é o sinal da força, aquilo que dá a validade, que Deus chama. Por isso, é importante rezar e pedir para que Deus continue chamando estas pessoas e as capacite para o ministério ordenado. Além dos ordenados, há também os vocacionados consagrados. São os irmãos e irmãs religiosas, os monges e monjas que se consagram a Deus através dos votos de pobreza, castidade e obediência e de um carisma específico. Além dos ordenados e consagrados, temos também vocação dos leigos, leigas e catequistas. Pessoas que ajudam na condução da Igreja, e tem um papel extremamente fundamental.

2 - Quais os principais desafios enfrentados na promoção vocacional?

Pe. Lucas - Eu acredito que o maior desafio de hoje, é a questão da globalização. Com as novas tendências e às mudanças rápidas, as pessoas têm fácil acesso a tudo, e o chamado de Deus para que ela possa ouvir e atender, se torna algo mais difícil. Por isso, temos tanta carência de padres e irmãs, porque parece que isso não interessa mais ao mundo. Vivemos em um mundo que podemos quase afirmar, que não é mais um mundo cristão, é um mundo pagão. Temos novamente que conquistar tudo isso, e para a promoção vocacional precisamos de um testemunho forte, de pessoas que realmente se consagram e querem viver a vocação que Deus pede a cada um.


3 - O que está sendo preparado para este mês vocacional?

Pe. Lucas - Vamos promover reflexões sobre a importância das vocações. Carecemos de testemunho, e acredito que podemos começar por aqui. Neste mês, pedimos para que cada padre, cada irmã e cada leigo, possa fazer de seu testemunho de vida um testemunho para aqueles que estão descobrindo a vocação. O mês nos ajuda a refletir sobre as vocações especificas na Igreja, para que cada um possa encontrar em si esse chamado e dar uma resposta. 

4 - Aqueles que desejam ingressar para o Seminário, como devem proceder? Quanto tempo leva de preparação até se tornar um padre?

Pe. Lucas - A primeira coisa a se fazer, é comunicar ao seu pároco sobre essa decisão.  Independente se for um chamado do ministério ordenado ou consagrado, conversar para que ele possa orientar e encaminhar o interessado para o serviço vocacional. Neste caso, eu sou o responsável na Diocese, e preciso conhecer esse vocacionado, assim como a sua família. O requisito principal para ingressar no seminário é ter concluído o ensino médio, a idade média geralmente é entre 16 ou 17 anos, mas também pode ser um adulto, que não tenha sido casado e que não tenha nenhum outro impedimento. A preparação inclui um ano de ingresso no Seminário Propedêutico Diocesano, depois a etapa do curso de Filosofia que é a preparação mais acadêmica, a nível de faculdade, são três anos, e depois, mais quatro anos na faculdade de Teologia.

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese