Artigos e Notícias voltar
Coordenadores de Pastoral projetam Assembleia Regional

Os coordenadores de Pastoral das 18 dioceses do Rio Grande do Sul se reuniram, de forma on line, na manhã do dia 24 de março, para partilharem seus trabalhos e projetarem a próxima Assembleia Regional da Ação Evangelizadora. Além dos coordenadores de Pastoral, a Assembleia contou com a participação de Dom Adilson Busin, secretário do Regional Sul 3 da CNBB, e de Sandra Zambon, secretária executiva do Regional.
No início da reunião, Sandra recordou que, neste 24 de março, celebramos os 41 anos do martírio de Dom Oscar Romero, que foi canonizado pelo Papa Francisco em outubro de 2018. A sua vida e o seu testemunho, são um convite a reavivarmos a nossa missão profética na Igreja.
Após a oração e as palavras motivadoras de Dom Adilson, foi feito um momento de partilha dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas Dioceses. Ficou evidente que, apesar da pandemia, a Igreja não parou. Depois do susto inicial em março de 2020, as dioceses foram se reinventando, para manter viva a chama da fé entre os fiéis. Mesmo aqueles padres e lideranças que tinham reservas ao uso das redes sociais e meios de comunicação social, perceberam a necessidade de se qualificarem para não ficarem isolados do mundo. Por isso, uma das pastorais que mais cresceu neste último ano, foi a Pastoral da Comunicação. Junto com ela, as dioceses investiram na organização da caridade e no atendimento às famílias enlutadas. Uma das descobertas foi a possibilidade de promovermos formação para as lideranças e para o povo através das redes sociais. Muitas dioceses estão realizando cursos on line, com a vantagem de se atingir muito mais pessoas nos cursos e se conseguir trabalhar com assessores distantes. Também se viu que é possível, sim, fazer reuniões on line, sem a necessidade de longas viagens e poupando tempo. Exemplo é a reunião dos coordenadores de pastoral do Estado, onde algumas pessoas teriam que enfrentar 12 horas de estrada para participarem do encontro.
O assunto central da reunião foi a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, agendada para os dias 10 e 11 de junho. Marcada, inicialmente, para São Leopoldo, é bem provável que ela deverá ser virtual. Neste caso, em vez de dois dias, ela será reduzida a duas manhãs. O objetivo é traçar linhas de ação para os próximos anos, uma vez que a pandemia nos deixou muito assustados. Uma das coisas que mais deveremos fazer nos próximos anos, é investir na animação da esperança, mostrando que “o mundo tem futuro”, que “a Igreja tem futuro”, que “nós temos futuro”. Um dos principais subsídios da assembleia deverá ser o relatório da reunião desta manhã.
A próxima reunião, possivelmente presencial, será no dia 26 de outubro.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese