Artigos e Notícias voltar
Mosteiro Cisterciense celebra Jubileu de Prata

Créditos foto: PASCOM

Localizada no interior de Rio Pardo a pequena comunidade masculina de Monges Cistercienses celebrou, no último sábado 15 de setembro, seu Jubileu de Prata de fundação. As festividades contaram com a presença do Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli, Padres, Seminaristas, Religiosas e Leigos apoiadores do Mosteiro.
A história do Mosteiro iniciou em 15 de setembro de 1993, quando um grupo de jovens de Porto Alegre, com a aprovação do Bispo de então, começou a viver sob a Regra de São Bento e em conformidade com as tradições cistercienses. Depois de alguns anos de contato com a Ordem Cisterciense e de um período de formação na Abadia Cisterciense da Assunção em Itatinga (SP) e na Abadia Territorial do Espírito Santo em Claraval (MG) foi fundado em 1998 o Mosteiro Nossa Senhora de Nazaré. No mesmo ano, em 1998, a comunidade monástica foi acolhida na Diocese de Santa Cruz do Sul, na época pelo Bispo Dom Sinésio Bohn. Foi eregido canonicamente como sendo de direito diocesano em 01 de janeiro de 1999. Funcionou, por um tempo, na Casa Jesus Maria José, em Rio Pardo e, a partir de 2004, na atual sede, em Passo do Adão, no interior de Rio Pardo, distante cerca de 12 km da Rodovia BR 290 que liga Pantano Grande à Porto Alegre. Trabalho e oração fazem parte do dia a dia dos cinco Monges que lá residem.
Em construção (atualmente a maior obra em andamento é a nova igreja) e mesmo sem ter ainda todas as instalações necessárias ao seu pleno funcionamento, o Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Nazaré tem-se dedicado a acolher e acompanhar as pessoas que nele procuram conforto, fortaleza e orientação espiritual.
Em breves palavras Dom Aloísio, na missa celebrada na tarde de 15 de setembro agradeceu os inúmeros benefícios espirituais que a Diocese tem recebido pela presença fraterna dos Monges e principalmente pela contínua oração já que um dos compromissos assumidos pelo mosteiro é a oração pelas necessidades da Diocese, do Clero e de todo o povo.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese