Artigos e Notícias voltar
Encontro Regional da OSIB

Nos dias 03 e 04 de abril de 2017 o Instituto de Teologia e Ciências Humanas de Passo Fundo (ITEPA) acolheu padres formadores e professores no encontro anual da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Sul 3 da CNBB.
O encontro teve como tema central “a formação presbiteral na perspectiva do Papa Francisco”, tendo por base o novo documento sobre a formação dos presbíteros (“Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral”). A reflexão foi conduzida por Dom José Gislon, bispo diocesano de Erexim e referencial para a formação e animação vocacional no Regional Sul 3.
Participaram do evento 30 representantes de 15 das 18 dioceses do Estado e da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.
Dom José recordou que a preocupação com a formação dos futuros presbíteros sempre esteve presente na vida da Igreja e no Magistério de todos os papas, principalmente depois do Concílio Vaticano II.
Para o Papa Francisco, todo vocacionado é um “diamante bruto” a ser lapidado, para que possa brilhar em meio ao povo de Deus. Mas ressalta que ninguém é dono de sua vocação. Todo vocacionado é administrador de um dom confiado por Deus para o bem de todo o povo de Deus. E enfatiza que a formação do presbítero é permanente. Ninguém pode afirmar: “Eu estou plenamente pronto e atualizado”.
O dia de estudos foi concluído com a celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber. À noite houve um jantar de confraternização no Seminário Maior São José, da Diocese de Erexim. Todos ficamos hospedados nas diferentes casas de formação, tendo excelente acolhida pelos padres e seminaristas. Eu fui acolhido pela diocese de Chapecó.
A manhã de terça-feira, dia 04, foi dedicada a assuntos próprios da OSIB no Estado: prestação de contas, encaminhamentos para o encontro regional e nacional dos presbíteros, encontro nacional dos formadores, tema dos egressos e eleição da nova coordenação. Por fim, vale registrar que o encontro nacional da OSIB deste ano será em Aparecida-SP, nos dias 10 a 14 de julho, tendo como tema central a dimensão espiritual.

Autor: Padre Roni Osvaldo Fengler
Últimas Notícias da Diocese