Artigos e Notícias voltar
Santa Cruz do Sul está em Assembleia

Desde a noite de 11 de novembro, a Diocese de Santa Cruz do Sul está em Assembleia. Depois de acompanhar, por meio de um vídeo, a retomada das 12 assembleias de pastoral já realizadas, Pe. Roque Hammes, na qualidade de Coordenador Diocesano de Pastoral, declarou que “a partir deste momento, a Diocese de Santa Cruz do Sul está em Assembleia”.

A 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral acontece em três etapas, seguindo o método Ver-Julgar-Agir.

O primeiro momento que aconteceu na noite do dia 11 de novembro, foi coordenado pelo Professor César Góes do Departamento de Ciências Humanas da UNISC. Descontadas as oscilações da internet que dificultaram a presença de Dom Aloísio Dilli e atrapalharam a apresentação do professor César, os participantes conseguiram pisar no chão da Diocese de Santa Cruz do Sul. Conseguiram se dar conta de que, para evangelizar, não basta rezar. Existem muitas situações concretas que exigem uma presença mais efetiva da Igreja para que a semente do Evangelho chegue às periferias urbanas e existenciais. “Embora impulsionados pelos aspectos estruturais (divisão de classes, desenvolvimento econômico, político e social, projetos e políticas públicas) e culturais do acelerado processo de urbanização, ainda há uma forte presença de comunidades tradicionais e isso se reflete na visão de pastoral presente nas manifestações: família nuclear, comunidades territoriais, economia rural, hierarquia de valores, formas de espiritualidade, o que evidencia uma igreja voltada para dentro de si”. Sente-se a necessidade de integrar, verdadeiramente, os pobres na Igreja.

O segundo momento acontecerá na noite de 18 de novembro e contará com a assessoria dos padres Érico João Hammes e Tiago de Fraga Gomes que coordenam o Programa de Pós-graduação em Teologia na PUCRS. Os dois terão a incumbência de fazerem uma leitura teológica dos dados levantados e jogar luzes para a Assembleia Diocesana.

O terceiro momento acontecerá no dia 23 de novembro na comunidade Santo Inácio de Santa Cruz do Sul. Será o momento de definir as diretrizes para a caminhada da Diocese nos próximos anos, sintonizados com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com os indicativos da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que acontecerá nos dias 21 a 28 de novembro e as reflexões para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Para o encontro do dia 23 de novembro estão inscritas 225 pessoas, oriundas das paróquias e organizações eclesiais da Diocese.

Durante estes dias de Assembleia todas as pessoas de fé são convidadas a invocar as luzes do Espírito Santo sobre as pessoas que tem a incumbência de decidir os passos a serem dados pela Igreja Diocesana nos próximos anos. Ao mesmo tempo os delegados da Assembleia são convidados a se abrirem à voz do Espírito para clarear o caminho a ser percorrido. E assim, “animados pela fé e esperança, e levados por um sincero amor à igreja, vislumbremos luzes para levar em frente o projeto de uma Igreja que seja, verdadeiramente, samaritana”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese