Artigos e Notícias voltar
Câmara de Vereadores da Santa Cruz homenageia projetos sociais da Diocese

Créditos foto: Jacson Miguel Stülp

Uma sessão solene foi realizada pela Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 12, para homenagear a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, pelos trabalhos desenvolvidos em função do trabalho desenvolvido com os projetos sociais.
A mesa foi composta pelo presidente da Câmara, Alceu Crestani; a assistente social Angela Saraiva, da Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação; o bispo dom Aloísio Alberto Dilli e a assistente social Dianefer Berté Schwendler, responsável pelo Setor de Assistência Social da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul. Os projetos sociais fizeram algumas demonstrações, como as crianças do Projeto Encanto Juvenil da comunidade Santo Inácio e do projeto Querubins.
A vereadora proponente da homenagem, Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT) realizou um resgate da história da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul. Segundo ela trata-se da personificação jurídica civil da Diocese de Santa Cruz do Sul, sendo que foi desmembrada da Diocese de Porto Alegre e criada pelo Papa João XXIII através da bula "Quandoquidem Servatores" assinada por ele em 20 de junho de 1959, como sufragânea da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 13 de abril de 2011 a Diocese de Santa Cruz do Sul passa a pertencer à nova Arquidiocese de Santa Maria, com sede na cidade de Santa Maria, cujo Arcebispo é Dom Adelar Rubert.
Para seu primeiro bispo foi designado o monsenhor Alberto Frederico Etges, natural de Santa Cruz do Sul. A solenidade de instalação oficial da diocese aconteceu no dia 15 de novembro de 1959, em Santa Cruz do Sul. A nova diocese contava na época com 39 paróquias em 10 municípios. Sua extensão era de 14.910 km² e tinha uma população de 370 mil habitantes. Ao longo dos anos, diversas paróquias foram surgindo com a emancipação de alguns municípios, alterando a situação geográfica e demográfica da diocese.
A Diocese de Santa Cruz do Sul faz limites com a Arquidiocese de Porto Alegre, Diocese de Montenegro, Diocese de Caxias do Sul, Diocese de Pelotas, Diocese de Cachoeira do Sul, Diocese de Cruz Alta e Diocese de Passo Fundo.Hoje, sua abrangência é de 40 municípios, contemplando 51 paróquias e mais de mil comunidades. Em agosto de 2016 houve a posse de dom Aloísio Alberto Dilli na catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Dilli veio para substituir dom Canísio Klaus, que foi transferido em março para o município de Sinop (MT). Dilli é natural de Poço das Antas e atuou por nove anos na Diocese de Uruguaiana. Hoje, atuam na Diocese 73 sacerdotes, nove religiosos, quatro sacerdotes de institutos diocesanos, dois sacerdotes de vida monástica e 21 diáconos permanentes.
A Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul desenvolve atividades de filantropia permanente nas áreas de assistência social, de saúde e de educação, visando à promoção de pessoas, grupos e comunidades carentes, sem qualquer discriminação de clientela. São realizadas ações nas linhas de enfrentamento à pobreza, amparo à saúde, promoção de integração e fortalecimento de vínculos comunitários, ações de qualificação ao mundo do trabalho e geração de renda, proteção ao idoso, proteção à família, promoção da cidadania, amparo a criança e ao adolescente.

Atendimentos
Atualmente, são atendidos por semana, em média de 500 pessoas, através de oficinas de artesanato, dança, ginástica, informática, canto, violão, flauta, taekwondo e cidadania, que são realizadas em diferentes paróquias do município de Santa Cruz do Sul. Anualmente, atingem em média de 10 mil famílias da zona urbana e rural de nosso município, realizando repasse de agasalhos, alimentos, calçados, móveis, materiais escolares, edredons.
Os trabalhos sociais da Mitra estão localizados nos bairros Santa Vitória, Santo Antônio, Centro, Santo Inácio, Universitário, Renascença, estes acabam abrangendo as pessoas que moram nos bairros vizinhos, pois todos os nossos projetos estão abertos para a população de Santa Cruz do Sul, sem nenhuma distinção de credo.

Autor: Jacson Miguel Stülp
Fonte: http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/noticia/sessao-solene-homenageia-projetos-sociais-da-mitra-diocesana-330
Últimas Notícias da Diocese