Artigos e Notícias voltar
JMJ no Panamá: renovação da fé em Cristo

Entre os dias 22 a 27 de janeiro os jovens de mais de 150 países vivenciaram a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. A Diocese de Santa Cruz do Sul esteve representada por 8 jovens e 2 padres. Os dias foram intensos e repletos de alegria por sentir a força jovem da Igreja disposta a se encontrar e a repetir o que disse Maria: “Eis me aqui” (Lc 1,38). Participar de uma Jornada exige sacrifício e doação, porque além do calor do sol ao qual o jovem está exposto, esse deve caminhar muito para chegar aos atos centrais com o Santo Padre. Por isso, os participantes são chamados de peregrinos.
Mas nada podia tirar a alegria dos jovens ao querer ver e ouvir o Santo Padre. Além dos encontros com o Papa Francisco: acolhida, dia 24; Via-Sacra, dia 25; Vigília, dia 26; e Missa de Envio, dia 27, tivemos catequese e formação com os bispos e confraternização com as famílias que nos acolheram no Panamá. Os jovens da diocese estavam localizados num bairro humilde e semi rural chamado Pacora, a mais ou menos 1 hora dos atos centrais.
É a primeira vez que uma Jornada Mundial da Juventude acontece na América Central. O encontro sempre conta com a presença do Papa. A próxima Jornada será em Lisboa, Portugal em 2022 e novamente em país de língua portuguesa como foi no Rio de Janeiro em 2013.

Autor: Pe. Rodrigo Hillesheim
Últimas Notícias da Diocese