Artigos e Notícias voltar
OSIB aprofunda diretrizes da formação e elege nova coordenação do RS

Créditos foto: PASCOM

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil – OSIB, reuniu os formadores de presbíteros dos Seminários das Dioceses do RS, em Pelotas. O Encontro realizou-se nas dependências do Seminário arquidiocesano São Francisco de Paula entre os dias 25 e 26 de março de 2019.
Os formadores, reitores e alguns animadores vocacionais e diretores espirituais chegaram no domingo à noite, dia 24, onde foram acolhidos pelos padres Hamilton Silva Centeno e Darvan H. da Rosa, respectivamente reitor e diretor espiritual dos seminaristas do discipulado e configuração da Província de Pelotas.
A segunda-feira, 25, pela parte da manhã, foi de aprofundamento das novas diretrizes nacionais para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil. Para isto contaram com a presença do Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira, ex-reitor do Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte e ex-presidente nacional da OSIB. Pe. Nivaldo, que participou da equipe de revisão e elaboração do novo documento para a formação, trouxe o esquema do texto, bem como as inserções da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (2016) e dos textos do Papa Francisco. Pe. Nivaldo destacou que as novas diretrizes nacionais querem ajudar para que haja alinhamento entre as várias etapas da formação presbiteral, desde o despertar vocacional, passando pelo discernimento, pelo período da formação inicial (Propedêutico, Discipulado e Configuração) e pela formação permanente. Conforme o texto provisório, “a meta é imprimir unidade, coerência e gradualidade ao processo de formação dos presbíteros, levando em conta a diversidade cultural, para que o ministério Presbiteral seja exercido e vivido por autênticos presbíteros-discípulos, presbíteros-missionários e presbíteros-servidores da vida, cheios de misericórdia (DAp, n.199), ‘“consagrados para pregar o Evangelho, serem pastores do Povo de Deus, celebrarem os sacramentos”’ (LG, n.28)” (n.4).
Pela parte da tarde, Pe. Clair Favreto, reitor do Seminário São José da Diocese de Erexim e Presidente da OSIB-RS coordenou os trabalhos para conversa entre os formadores sobre o que implica o alinhamento da formação em cada Diocese, sobre a questão dos egressos, o Ano Pastoral e a formação permanente. Foi um momento muito rico sobre as ações desenvolvidas nas respectivas Dioceses e Arquidioceses, bem como os desafios que a formação apresenta.
No final da tarde, os formadores participaram de missa presidida pelo arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, com a presença dos seminaristas maiores da sua Província. Dom Jacinto, partindo da Liturgia da Palavra que trazia presente a solenidade da Anunciação do Senhor, também destacou a importância do encontro e incentivou os formadores a manterem-se firmes na missão de preparar os futuros presbíteros para a Igreja. Em seguida foi realizado um jantar de confraternização no galpão do Seminário.
No dia seguinte, 26, houve a assembleia anual da OSIB-RS. Coordenados pelo Pe. Clair Favreto, houve apresentação dos cursos de formadores apoiados pela CNBB e o incentivo para os formadores realizarem um dos cursos. Foi colocado, também, sobre as semanas de formação para formadores e diretores espirituais, eleição da nova presidência regional da OSIB e avaliação.
Para a formação da nova equipe foi indicado um nome de cada Província do RS. Para a Província de Santa Maria, o Pe. Marcelo Carlesso, padre da Diocese de Santa Cruz do Sul e reitor do propedêutico provincial de Santa Maria; para Passo Fundo, o Pe. Giovani Momo, reitor do Propedêutico da Diocese de Erexim; para Pelotas, o Pe. Hamilton Silva Centeno, reitor do Seminário Maior arquidiocesano de Pelotas; para Porto Alegre, o Pe. José Loinir Flach, reitor do Seminário arquidiocesano de Porto Alegre. A partir destas indicações, os formadores presentes elegeram o Pe. José Loinir Flach como o novo presidente regional da OSIB. Em seguida, os membros indicados pelas províncias definiram a missão de cada um dentro da equipe, ficando assim constituída: Presidente – Pe. José Loinir Flach, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre; vice-presdiente – Pe. Giovani Momo do clero da Diocese de Erexim; tesoureiro – Pe. Hamilton Silva Centeno, do Clero da Arquidiocese de Pelotas; secretário – Pe. Marcelo Carlesso, do clero da Diocese de Santa Cruz do Sul.
Por fim foram apontados temáticas de aprofundamento para o encontro do ano que vem, bem como possíveis assessores e será realizado na província de Porto Alegre nos dias 23 e 24 de março de 2020.
O Encontro foi avaliado como muito importante e serviu para a comunhão entre os formadores do RS, aprofundamento das novas diretrizes nacionais, troca de experiências e de aprofundamentos dos desafios que se apresentam para os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros do Rio Grande do Sul.

Autor: Pe. Clair Favreto - Presidente Regional da OSIB
Últimas Notícias da Diocese