Artigos e Notícias voltar
2021: Dúvidas e Esperanças

Créditos foto: Reprodução / Internet. Arquivo PASCOM

Chegando no final do ano, é preciso lançar um olhar para frente e projetar o caminho a ser trilhado no próximo ano. Convivendo ainda com a pandemia do coronavírus que já matou 170 mil brasileiros, imaginamos que, em 2021, vamos conseguir dominar o vírus que tanto nos afetou em 2020. No dizer do filósofo francês, Edgar Morin, vamos “esperar o inesperado e prever que o imprevisível pode acontecer”.
Se nada planejarmos, dificilmente vamos fazer algo de significativo. Se planejarmos, corremos o risco de sermos obrigados a mudar a programação. Porém, como diz o Papa Francisco, “é preferível errar, fazendo algo, do que acertar e não fazer nada”.
Pensando nisso, os participantes das reuniões do Conselho de Evangelização e do Conselho de Presbíteros, nos dias 17 e 18 de novembro, aprovaram uma série de atividades que vão direcionar a Ação Evangelizadora da Igreja Diocesana em 2021. Cito as principais:

Campanha da Fraternidade Ecumênica
Na quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro, vai ser lançada a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica, com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. Na apresentação ao Texto Base, os representantes das igrejas envolvidas, escrevem: “A Boa-Nova do Evangelho nos une e acolhe nossas diferentes experiências de testemunho cristão. A escolha por testemunhar a fé vivida em diversidade desafia-nos para realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021”. Na Diocese, a coordenação da Campanha está ao encargo da Comissão Diocesana da Caridade e do Conselho Diocesano de Leigos.

Implantação das Diretrizes do Batismo e da Eucaristia
Na medida em que as comunidades puderem voltar a se reunir com todos os seus membros, vamos começar a seguir as orientações das Diretrizes dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Enquanto isso não acontecer, deveremos nos adaptar à realidade de cada município, zelando para que não se celebre nenhum sacramento sem preparação. Esperamos que, principalmente as Diretrizes do Batismo, possam ser aplicadas na sua integralidade a partir de 2021. Enquanto isso, as Diretrizes da Eucaristia deverão ser estudadas e assimiladas pelas lideranças das paróquias, principalmente pelos padres, diáconos, catequistas e ministros.

Elaboração das Diretrizes da Crisma
Adiada por causa da pandemia, a elaboração das novas Diretrizes para o Sacramento da Crisma deverá ser feita em 2021. Para tal, já estão marcados o fórum em Santa Cruz do Sul no dia 15 de maio e o fórum em Arroio do Meio no dia 29 de maio. Caso não for possível realizar o fórum, vamos discutir o tema com pequenos grupos nas comarcas. A previsão é de que elas possam ser aprovadas na reunião do Conselho de Evangelização, no dia 29 de junho.

Formação de lideranças
Durante o último ano a formação de lideranças ficou restrita, praticamente, a lives e leitura de textos. Em 2021 deverão ser retomados os cursos de formação, com destaque para o Curso do Clero e Agentes (26 a 29 de abril), Curso de Teologia Popular, o Curso sobre Doutrina Social da Igreja, a Escola de Formação de Agentes da Pastoral Carcerária, os Cursos Ecumênicos da Bíblia, Cursos de Formação de Ministros, Escola Diocesana de Catequese e Formação permanente de Diáconos.

Participação na 6ª Semana Social Brasileira
Em sintonia com a CNBB, a Diocese vai abraçar a 6ª Semana Social Brasileira, que pretende ser um grande Mutirão pela Vida: por terra, teto e trabalho. Para tal, a Comissão Diocesana da Caridade vai reunir lideranças nas comarcas e organizar três mutirões regionais em 2021. Além disso, o tema vai perpassar todas as programações, particularmente a Escola Cristã de Educação Política, a preparação da 44ª Romaria da Terra e a Escola Fé, Evangelização e Cidadania.

44ª Romaria da Terra
Prevista, inicialmente, para ser realizada no dia 16 de fevereiro de 2021, a 44ª Romaria da Terra foi transferida para o dia 1º de março de 2022, em Ilópolis. O tema já está definido: “Agricultura familiar e agroecologia: sinais de esperança”. O lema será: “Irmãos e irmãs, vamos cuidar da nossa mãe Terra”. Ao longo de 2021 deverão ser feitos vários encaminhamentos, no intuito de aprofundar a temática e mobilizar o povo para participar da Romaria.

20ª Romaria da Santa Cruz
Em 2020 fomos forçados a mudar a programação da Romaria da Santa Cruz por causa das normas de distanciamento social. Inovamos com a realização de uma live sobre “o Mistério da Cruz e o abaixamento de Jesus” e a realização de uma Via Sacra na sexta-feira anterior à Romaria. Esperamos que até o dia 12 de setembro tudo esteja normalizado para que possamos nos reunir no Seminário São João Batista e manifestar, publicamente, a nossa fé no Cristo que se abaixou ao ponto de morrer pregado na cruz e continuar presente, sacramentalmente, no pão da Eucaristia.

Revista Integração
Como órgão oficial de comunicação da Diocese de Santa Cruz do Sul, a Revista Integração tem grande importância na formação das lideranças e na divulgação das notícias da Diocese. Além disso, cumpre o papel de registro histórico das atividades diocesanas, uma vez que ela é arquivada no Secretariado de Pastoral, onde tem os exemplares de todas as edições do Boletim Diocesano (criado em 1974), Jornal Integração (1997) e, agora, a Revista Integração (desde abril de 2018). Não existe melhor arquivo de pesquisa na Diocese do que este. Em 2021 pretendemos publicar 10 edições (março a dezembro), com o preço da assinatura individual de R$ 55,00 e coletiva por R$ 45,00.

Caridade e compromisso social
Em 2020, com o objetivo de articular o trabalho social da Igreja Diocesana, criamos a Comissão Diocesana da Caridade. Em 2021, a comissão deverá se fortalecer e criar uma rede de agentes da Caridade, oferecendo formação para os mesmos. Além disso, deveremos reforçar a mensagem de que “a fé sem obras é morta” e que “o mesmo Cristo que adoramos na Eucaristia padece nas pessoas que passam fome, estão doentes, são marginalizadas, não tem casa para morar, estão presas, não tem roupas, tem seus entes queridos assassinados, etc”. Sem investimento na dimensão da caridade, a comunidade é capenga.  

Assembleia Diocesana de Pastoral
No intuito de avaliar o processo da Iniciação à Vida Cristã na perspectiva de uma Igreja Samaritana e projetar a caminhada para os próximos quatro anos, deveremos realizar a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral nos dias 23 e 24 de novembro de 2021. Desde a última assembleia, aprofundamos os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Crisma e elaboramos diretrizes para a sua preparação e celebração. A partir de 2022, deveremos seguir com o estudo e aprofundamento dos demais sacramentos, no intuito de elaborarmos as diretrizes e qualificarmos a sua celebração.

Autor: Roque Hammes e Márcia Agnes Bartz
Últimas Notícias da Diocese