Artigos e Notícias voltar
Diocese de Montenegro tem novo bispo

Créditos foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro de 2017, conforme publicado oficialmente pela Santa Sé no Jornal L’Osservatore Romano, o Santo Padre, Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia de Dom Paulo De Conto ao governo pastoral da Diocese de Montenegro. Em consequência, assume a Diocese como novo pastor o Bispo Coadjutor, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. Assim, Dom Paulo passa, a partir desta data, a ser bispo emérito da Diocese de Montenegro.
A carta de renúncia encaminhada por Dom Paulo ao Papa Francisco está em conformidade com o Código de Direito Canônico, que no cânon 401 § 1 diz o seguinte: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”.
Dom Paulo De Conto segue residindo em Montenegro e continua à disposição da Igreja e de todo o povo de Deus no trabalho de evangelização e de construção do Reino.
Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, natural de Piratini, Arquidiocese de Pelotas (RS), estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (1988-1990) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel) (1991-1994). Fez Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004). Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1994, em Piratini. Na Arquidiocese de Pelotas exerceu os seguintes encargos: Assistente do Seminário Menor, Assistente do Propedêutico e Assistente da Filosofia, Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário, Coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional, Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas, Responsável pela Pastoral no Colegiado e Coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana. Em 22 de março de 2017 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro, sendo ordenado Bispo no dia 04 de junho de 2017 na Catedral São Francisco de Paula em Pelotas/RS e oficialmente acolhido na Diocese de Montenegro no dia 09 de junho subsequente.
Seu lema episcopal é “Servite Domino in Laetitia” – “Servi ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2).

Autor: Assessoria de Comunicação da Diocese de Montenegro
Últimas Notícias da Diocese