Artigos e Notícias voltar
Diocese abraça Pastoral do Dízimo

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

Na reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese (CPD), ocorrido nos dias 11 e 12 de março, Dom Aloísio Dilli fez uma apresentação do Documento 106 da CNBB (O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas). Após a apresentação feita por Dom Aloísio os participantes conversarem sobre a importância de abordarmos este assunto, ainda mais que são sempre menos as pessoas que, efetivamente, pagam suas anuidades e o sustento da Pastoral exige mais investimentos. Acentuou-se que a pessoa que, na medida em que se convence da importância da comunidade, se anima a colaborar no sustento da Igreja. Em outros termos, "se o encontro com Jesus Cristo foi importante para mim, eu quero também que mais pessoas possam se encontrar com ele".
Outro assunto que mereceu destaque foi a implantação do projeto do batismo. O projeto está sendo implantado, em alguns lugares mais rapidamente do que em outros, mas todas as paróquias estão buscando se adaptar à nova proposta.Conforme Dom Aloísio, "percebe-se, claramente que, aquelas paróquias que entraram no processo desde o início estão tendo mais facilidade do que aquelas que só entraram no final".
Além destes, outros assuntos foram: diretrizes da Eucaristia; estudo do sacramento da crisma; vida dos padres da Diocese; realidade dos seminários; prestação de contas do secretariado de pastoral e Romaria da Terra. Vale lembrar que, no dia 21 de abril, deverá ocorrer a primeira reunião ampliada em vista da Romaria da Terra do dia 16 de fevereiro de 2021.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese