Artigos e Notícias voltar
Romaria da Santa Cruz: momento forte de unidade e de fé

Créditos foto: PASCOM

Neste dia 11 de setembro a Diocese de Santa Cruz do Sul viveu um dos seus momentos mais altos deste ano: a 15ª Romaria da Santa Cruz. O dia amanheceu maravilhosamente lindo, o que motivou os romeiros a saírem de suas casas e se dirigirem a Linha Santa Cruz, onde aconteceu a Romaria.
Iniciada em 2011 a Romaria da Santa Cruz reúne milhares de romeiros das diferentes partes da diocese para um dia de caminhada, oração e reflexão culminando com a Santa Missa aos pés da grande cruz, chamada cruz redentora, fixada no pátio do Seminário São João Batista em Santa Cruz do Sul. 
As 8h30min centenas de romeiros esperavam em frente à Igreja Matriz de Linha Santa Cruz para o início da caminhada por cerca de 2 km. No trajeto cantos e mensagens sobre diversos temas, principalmente em alusão ao Ano da Misericórdia. Dom Aloísio Dilli participou da caminhada. Também Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, esteve presente na Romaria.
Na sua reflexão, na Santa Missa Dom Aloísio Dilli saudou a todos os romeiros dizendo que "certamente hoje estamos realizando a maior manifestação pública de fé como Diocese". Os romeiros se colocam em comunhão com toda a diocese que ali aos pés da cruz, "torna presente, realiza a Igreja-Comunhão, família de irmãos. Dom Aloísio salientou que "todos somos parte do povo de Deus com a mesma dignidade, chamados à santidade e convocados a participar da mesma missão. Igreja-comunhão que se quer expressar de modo especial na Romaria". O Bispo salientou também a presença da réplica de Nossa Senhora Aparecida trazida do Santuário Nacional, em São Paulo, dias antes por um grupo de romeiros de nossa diocese. A imagem de Nossa Senhora Aparecida visita nossa Diocese como parte das comemorações dos 300 anos de seu achado no rio Paraíba do Sul. Maria, salientou dom Aloísio, "está presente entre nós como a Mãe Aparecida, assim como esteve presente aos pés da cruz de Jesus naquele momento de máxima dor. E Maria sempre vai nos enviar ao encontro de seu Filho, para que possamos beber da salvação. Jesus que está entre nós e que no alto da cruz deu o exemplo máximo do amor. Por isso Maria diz hoje para a nossa diocese: 'fazei tudo o que Ele vos disser'. E a vontade de Deus é que nós nos amemos. Que sejamos uma Igreja que coloca a cruz à frente e que caminha com espírito de discípulo e de missionário". 
Ao final, Dom Aloísio reforçou a importância das Assembleias Paroquiais que estão acontecendo em nossas paróquias afirmando que "somos todos convidados a construir a comunhão e a unidade diocesana, principalmente neste momento especial da diocese em que se realizam as assembleias paroquias para depois realizarmos a Assembleia Diocesana e, assim, concretizarmos um Plano Diocesano de Pastoral, para sermos todos participantes de um só rebanho e de um só pastor.
Na parte da tarde aconteceram diversas apresentações artísticas e a celebração de encerramento pelas 14h30min.
"Aos pés da cruz, com Maria, encontramos misericórdia".

Em sua página no Facebook, Dom Aloísio Dilli escreveu:

“Como Igreja-comunhão, reunidos com a Mãe Aparecida, caminhamos e celebramos a Misericórdia de Deus a partir do amor máximo de Jesus, ensinado na Santa Cruz. A experiência do amor de Deus nos envia a sermos discípulos missionários com Maria e tantos irmãos/ãs, como Igreja em saída, missionária, misericordiosa e toda servidora. Esta é a boa notícia que hoje mais de 15 mil pessoas enviam para você da nossa Diocese de Santa Cruz do Sul”.


Mais fotos você encontra na galeria de imagens!

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese