Artigos e Notícias voltar
Lideranças preparam Diretrizes do Sacramento da Crisma

Na manhã do sábado, dia 15 de maio, aproximadamente 60 lideranças da região centro/sul da Diocese de Santa Cruz do Sul se reuniram de forma on line, pela plataforma Zoom, para conversar sobre as novas Diretrizes do Sacramento da Confirmação, que estão sendo elaboradas. A coordenação esteve ao encargo dos padres Marcelo Carlesso e Jolimar Lemos da Silva.
Após a oração inicial, às 8h15m, Dom Aloísio motivou os participantes a fazerem deste momento uma oportunidade para buscar novos caminhos para a vida da nossa Igreja. Recordou que estamos dando continuidade ao Processo da Iniciação à Vida Cristã, assumido na Assembleia Diocesana de 2016. Destacou que, “em vista da unidade diocesana, após o aprofundamento sobre o sentido, o valor, a beleza e necessidade dos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), estabelecemos as orientações ou as diretrizes gerais, sem abafar a criatividade ou a inculturação local, mas sempre em espírito de comunhão diocesana”.
Pe. Érico apresentou uma bela reflexão que servirá de fundamentação para as novas Diretrizes. A Coordenação de Catequese falou sobre a dinâmica e o espírito da catequese preparatória ao Sacramento da Crisma. Dom Aloísio e Pe. Roque apresentaram elementos para a celebração da Crisma, ministro da Crisma, pais e padrinhos e padrinhos e a necessidade da crisma para os sacramentos da ordem e do matrimônio. Representantes do Conselho de Leigos, da Animação Vocacional e do Setor Jovem apresentaram uma proposta para continuidade da formação no pós-crisma. Depois da apresentação de cada bloco houve espaço para intervenções do plenário.
Após intenso trabalho, às 11h25m, Dom Aloísio concluiu os trabalhos, destacando: “Amadurecemos no processo da Iniciação à Vida Crista e as diretrizes criam unidade-comunhão diocesana, sem deixar de ter abertura para criatividade e inculturação”. Agradeceu à coordenação, aos assessores, às pessoas que doaram seu tempo para participar do encontro e aos que garantiram a parte técnica. Lembrando: “Estamos, durante estes dias que antecedem ao Pentecostes, no cenáculo em oração e preparação para renovar nosso sacramento da Crisma”. Invocou a bênção sobre os participantes e se disse feliz pelo trabalho que conseguimos realizar.
No dia 29 de maio, das 8 horas até às 11h30m, acontecerá a segunda edição do Fórum com a participação dos padres e catequistas da região Centro/norte da Diocese.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese