Artigos e Notícias voltar
Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida nasceu em Santa Cruz do Sul

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

No dia 1º de março, uma delegação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecidas como Aparecidinhas, esteve em Santa Cruz do Sul para visitar Dom Aloísio e buscar dados sobre a vida da fundadora, que é natural de Santa Cruz do Sul.
Madre Clara de Azevedo e Souza (Batizada como Morena de Azevedo e Souza), fundadora da Congregação, nasceu no dia 27 de outubro de 1891. Sua família morou em uma casa nas imediações da hoje Catedral São João Batista. A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida é a única congregação fundada no Rio Grande do Sul e cuja fundadora é gaúcha. Hoje a congregação tem sede em Porto Alegre e está presente em vários países, contando com 98 irmãs.
A Congregação das Aparecidinhas completou 90 anos de fundação em 2018 e começa a se preparar para o centenário. Uma das atividades é pesquisar melhor a vida da fundadora, que quis a congregação para atender as pessoas mais necessitadas, sobretudo as surdas e mudas. O ponto de partida da pesquisa é Santa Cruz do Sul, onde Madre Clara nasceu, foi batizada e passou os primeiros anos da sua vida.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese