Artigos e Notícias voltar
Diocese adota novo Itinerário para a Pastoral do Batismo

Créditos foto: PASCOM

Durante o mês de junho está acontecendo o segundo encontro de formação de Catequistas do Batismo na Diocese de Santa Cruz do Sul. A partir de agora começa a ser implantado, lentamente, um novo Itinerário para o Batismo de Crianças nas paróquias e comunidades, com programação especial para a preparação, celebração e acompanhamento após o batismo. 

I. Acompanhamento pré-batismal
Antes de a criança ser batizada, estão previstos três encontros com os pais, a saber:

1. Visita aos pais gestantes: Antes de a criança nascer se inicia a aproximação e o diálogo com a família. Os catequistas (um casal ou duas mulheres) visitam a família e a incentivam a, desde cedo, consagrarem a criança que está sendo gestada a Deus. Deixam um cartão com a oração da mãe gestante e invocam a bênção sobre ela.

2. Visita à família da criança recém-nascida: Após o nascimento da criança, é feita uma segunda visita à família. Aconselha-se que, neste encontro, estejam presentes também os padrinhos da criança. Mostra-se, aos pais e padrinhos que a criança é amada por Deus, assim como também eles o são. Por isso, o melhor presente que se pode dar à criança é o dom da fé. Através do batismo, a criança será consagrada a Deus como “filho ou filha querido (a) e amado (a)” e começa a fazer parte da Igreja Católica.

3. Apresentação da Criança na Comunidade: Numa celebração anterior ao batismo, os pais levam a criança e ela é apresentada à comunidade. Desde aquele momento a comunidade começa a rezar pela criança e se prepara o seu batismo. Depois da celebração é feito um ensaio da cerimônia do batismo.

II. Celebração do Batismo
Feitos os encontros preliminares, a criança é batizada numa celebração da comunidade. De preferência, esta celebração deve acontecer na comunidade onde residem os pais da criança. A comunidade deve participar deste momento, razão pela qual se desaconselha fazer os batizados após a missa ou em horário especial. Aliás, é importante atentar para o fato que batismos em casa só podem ser realizados em caso de emergência, quando a criança corre sério risco de morte.

III. Acompanhamento pós-batismal
Depois do batismo, os catequistas deverão fazer uma nova visita à família, para conversar sobre a continuidade do processo de educação da criança na fé e lhes dar as orientações sobre o funcionamento da comunidade: horário das celebrações, de funcionamento da secretaria e do atendimento do padre, dízimo, visita das capelinhas, festas da comunidade, contato... Também é a hora de fazer uma bênção à residência e, se possível, marcar a visita com a entrega de uma lembrança religiosa que seja significativa para a educação da criança na fé. 
Para as paróquias sugere-se organizar, anualmente, celebrações especiais em comemoração ao aniversário do batismo, para as quais se poderão convidar também os padrinhos e avós da criança.

Unidade na Diocese é um dos objetivos
Uma das reclamações mais ouvidas pelas lideranças é a falta de unidade na Pastoral dos Sacramentos. Com o itinerário que está sendo proposto, visa-se alcançar maior unidade em relação ao Sacramento do Batismos em toda a Diocese. Para tal, é preciso que as paróquias se disponham a seguir o itinerário proposto. O ponto de partida deve ser aquilo que a Diocese propõe e não “aquilo que nós achamos ser o melhor”. Qualquer adaptação que se fizer deve partir do Itinerário da Diocese e não de outros itinerários que, por vezes, até podem ser melhores. Acréscimos podem ser feitos. O que deve ser evitado é pular passos do itinerário proposto. 

Jesus Cristo te ama: eis o 1º anúncio a ser feito
A primeira e primordial missão dos Catequistas do Batismo é levarem às famílias a certeza de que elas são amadas por Deus. Conforme diz o Papa Francisco: “Na boca do catequista, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (EG 164). Desde a primeira visita à família, os catequistas devem acentuar esta verdade: “Vocês, pais, são amados por Deus. E a criança que está sendo gestada no ventre da mãe ,é especialmente amada por Deus”. Se os pais assimilarem esta verdade a catequese do batismo já terá cumprido uma grande missão. Por isso, no dizer do Papa, é preciso voltar a ressoar, sempre, esta verdade primordial: Jesus Cristo te ama!

Nós devemos assumir
Crair Legramanti de Boqueirão do Leão participou dos dois encontros de formação de catequistas do Batismo da comarca. Ao final, ela afirmou:
“A proposta da Diocese é muito válida, pois nós também devemos assumir nosso papel de batizados, melhorando cada vez mais. E esse “ir ao encontro”, visitando as famílias, com certeza, elas vão se sentir mais acolhidas pela comunidade e ver no Batismo a porta de entrada para seguir Jesus, com os olhos da fé Cristã”.

Instrumentos de trabalho para Catequistas
Desde o fórum sobre o Batismo realizado em julho de 2018, a coordenação de pastoral e o CDFPT começaram a preparar os instrumentos de trabalho para o bom funcionamento do Itinerário. Foi assim que publicamos as Diretrizes do Sacramento do Batismo e o Manual para Catequistas do Batismo de Crianças. Além disso, temos o Texto Base – “Batismo é a porta de entrada”. Também produzimos, para serem deixados nas famílias, três cartões e dois folders. Outros materiais podem ser produzidos, livremente, pelas paróquias, contanto que se preserve o Itinerário decidido em 2018.

Fonte: Revista Integração Diocesana, Ed. 447.
Últimas Notícias da Diocese