Artigos e Notícias voltar
Dom Roque Palosqui é nomeado Arcebispo de Porto Velho

Créditos foto: g1.globo.com

Recebemos com alegria a notícia de que o papa Francisco nomeou, na manhã do dia 14 de outubro, dom Roque Paloschi como arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho (RO), transferindo-o de Roraima (RR). Dom Roque é natural de nossa Diocese.
“Fiz-me servo” é o lema episcopal de dom Roque Paloschi. Natural de Lajeado, nasceu em 5 de novembro de 1956. Estudou filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS). De 1997 a 1999  participou do Projeto Igreja Solidária de Moçambique, dedicando-se aos trabalhos missionários e de evangelização com os povos da África. Foi nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015 atuou como presidente do Regional Norte 1 da CNBB.
Durante a Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ocorrida de 15 a 18 de setembro, em Luziânia (GO), dom Roque foi eleito presidente da entidade. Dom Roque também é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia da CNBB, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Cáritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano.
O arcebispo de Porto Velho é um paladino na defesa dos direitos dos camponeses e dos povos indígenas contra a agressão das empresas extrativistas que exploram os recursos naturais da Amazônia.
Desejamos a Dom Roque luz e força divina em sua nova missão.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Fonte: cnbb.org
Últimas Notícias da Diocese