Artigos e Notícias voltar
Coordenação de Pastoral reúne Secretárias das Paróquias

Créditos foto: PASCOM

Na tarde da segunda-feira, dia 27 de julho, das 14 às 16 horas, por iniciativa da coordenação de pastoral da Diocese, aconteceu um encontro on-line das secretárias e dos secretários administrativos das paróquias, junto com a equipe da Cúria Diocesana e do Secretariado de Pastoral. O encontro, realizado com o aplicativo ZOOM,  contou com a participação de 50 pessoas. Dom Aloísio, em sua colocação inicial, destacou a importância da reunião porque todos estamos no mesmo barco e, "mesmo afastados por causa da pandemia do coronavírus, devemos permanecer em comunhão. Vivemos num tempo de exceção, mas devemos permanecer fiéis a alguns princípios, entre os quais se destaca o princípio de que não devemos celebrar nenhum sacramento sem a devida preparação. Temos as Diretrizes do Batismo que, com pequenas adaptações, devem ser seguidas. Temos as orientações da Diocese sobre a celebração das primeiras comunhões, que não podem ser atropeladas".
Dom Aloísio também ressaltou a importância de “não esperar que a pandemia passe para começar a trabalhar. Agora é hora de agir, e aí precisamos ser criativos”. Ressaltou o crescimento da caridade na Diocese, com expressivas ajudas que estão sendo prestadas às famílias mais alcançadas pela pandemia e pelas enchentes que atingiram a região. Ao final, agradeceu a todos pelo trabalho que estão realizando, dizendo que, "é na secretaria que costumam chegar a maioria dos problemas e, a depender da forma como são encaminhados, passamos uma boa ou má imagem da Igreja".
A coordenação de pastoral apresentou uma série de informações sobre o andamento da pastoral, pedindo a colaboração das secretárias para levar em frente a programação. As Diretrizes da Eucaristia estão sendo distribuídas para as paróquias e, cabe às secretárias, fazer que elas cheguem na mão das catequistas e ministros. Foi feita uma primeira encomenda dos roteiros e das guirlandas em preparação ao Natal. Pede-se o empenho de todos para que consigamos fazer que, principalmente a guirlanda, chegue em todas as casas. A Romaria da Santa Cruz está está confirmada para os dias 10 a 13 de setembro, com programação transmitidas pelo facebook.
Durante 45 minutos a palavra esteve à disposição dos participantes para que pudessem expressar suas preocupações e relatar suas experiências neste período. Ao final, ficou a indicação para se realizar outras reuniões no mesmo estilo, como forma de crescer na comunhão diocesana. “O bom é que a gente não precisa se deslocar”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese