Artigos e Notícias voltar
Carta do 34º Encontro Regional de Presbíteros do Regional Sul III

Créditos foto: Judinei Vanzeto

Nós, setenta e nove presbíteros, representantes das dioceses do Rio Grande do Sul, estivemos reunidos durante os dias 03 a 05 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, em nosso 34º Encontro Regional.  Contamos com a presença de Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro, e referencial para os ministérios em nosso regional. 
O primeiro dia de encontro contou com a assessoria do Pe. José Roque Junges, que abordou o contexto do processo sociocultural da modernidade. Na cultura moderna prevalece a cultura do desejo, isto é, dispositivo de subjetivação que desafia a construir convicções com autonomia. Neste sentido, devemos empreender esforços a fim de suscitar a experiência evangélica redescobrindo o sentido de ser comunidade. Encerramos o dia com a Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo que destacou em sua reflexão a alegria de ser e viver a vocação presbiteral.    
Na quarta feira, segundo dia, iniciamos com a Celebração Eucarística presidida por Dom Zeno, bispo de Novo Hamburgo. Na primeira parte da manhã contamos com a assessoria do Frei Luis Carlos Susin que introduziu a temática sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: A alegria do Evangelho. Fazendo uma leitura sobre a Igreja Católica e o pontificado do Papa Francisco, que propõe um caminhar e fazer juntos a partir da escuta da Palavra: "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus" (EG 1). 
Na segunda parte da manhã o Pe. Bonifácio Schmidt desenvolveu o tema do valor da escuta. A partir de um diálogo em grupos, destacou-se a importância de silenciar para escutar. A escuta da Palavra de Deus é indispensável para formar pastores atentos aos sinais dos tempos e comprometidos com a nova evangelização.       
Na parte da tarde, o assessor Susin desenvolveu os capítulos I, II e IV da Exortação Evangelii Gaudium. Ressaltando o valor do compromisso comunitário e a dimensão social da evangelização como caminho para transformação missionária da Igreja.        
No último dia iniciamos com a Oração das Laudes. Logo após, encaminhamentos para o Encontro Nacional de Presbíteros de 19 a 25 de abril de 2016 em Aparecida/SP, que terá como tema: “Presbíteros no Brasil: alegria no anúncio do Evangelho” e o lema: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap ). Na sequência foi realizada a leitura da Carta do 34º ERP. Concluímos com a Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo. 
O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Desejamos que a Virgem Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja, pela ação do Espírito Santo nos conduza e sustente na missão de anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo com alegria.    

São Leopoldo, 05 de novembro de 2015.

Autor: Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 3
Últimas Notícias da Diocese