Artigos e Notícias voltar
Romaria faz memória aos 60 anos da Diocese

Créditos foto: Divulgação

No dia 8 de setembro, a Diocese de Santa Cruz do Sul vai realizar a 18ª Romaria da Santa Cruz. O tema – “Fazei isto em memória de mim” – vai propiciar a oportunidade para rezar e refletir sobre a Eucaristia, os 60 anos da Diocese e o Mês Missionário Extraordinário. 
Fazer memória é mais do que, simplesmente, recordar um fato passado. Fazer memória é trazer o acontecimento do passado para o momento atual. 
Fazemos memória da última ceia de Jesus com os seus discípulos, da sua vida, paixão, morte e ressurreição. Desta memória surge a Eucaristia: “Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir” (Oração Eucarística II). Para nós, povo diocesano, o ano de 2019 é o Ano da Eucaristia.
Fazemos memória dos 60 anos de história da Diocese. E, como tal, lembramos as palavras de Dom Alberto Etges em sua 1ª Carta Pastoral: “Somos Igreja quando rezamos e trabalhamos, quando nos divertimos e quando conversamos, quando damos esmola e quando lecionamos, quando cuidamos dos filhos e quando vamos em visita a alguém, quando pagamos uma conta e quando prestamos um serviço (...) quando trabalhamos na plantação, na cozinha, no escritório, na lavanderia ou numa fábrica”. Fazer memória significa assumir o primeiro ideal.
Fazemos memória da missão que a Igreja recebeu da boca de Jesus: “Ide e fazei discípulos todos os povos” e da missão desenvolvida pelas milhares de pessoas ao longo dos anos. Pelo batismo, conforme nos recorda o Papa Francisco na oração do Mês Missionário Extraordinário, nos tornamos participantes desta missão. 
Tudo são motivos para nos reunirmos no dia 8 de setembro, em Linha Santa Cruz, onde poderemos participar da 18ª Romaria da Santa Cruz. Apoiados na Palavra de Deus, vamos seguir os passos de Jesus em seu caminho até o Calvário. Em seu último suspiro ele derramou o Espírito Santo sobre a sua Igreja, da qual nós fazemos parte. 
“Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese