Artigos e Notícias voltar
A pandemia se fez Romaria!

Créditos foto: PASCOM

Com estas palavras, Dom Aloísio confortou os milhares de romeiros da Santa Cruz que, anualmente, se reúnem junto ao Seminário São João Batista para a Romaria da Santa Cruz. Por causa da pandemia a 19ª Romaria da Santa Cruz teve a participação presencial de pouquíssimas pessoas. Em compensação foram centenas as pessoas que puderam acompanhar a Romaria que aconteceu em três momentos.

O 1º momento aconteceu na quinta-feira de noite, dia 10 de setembro, quando o Pe. Érico João Hammes fez uma belíssima reflexão sobre “o Mistério da Cruz e o abaixamento de Jesus”. A reflexão já foi vista por três mil pessoas.

O 2º momento aconteceu na sexta-feira de noite, dia 11 de setembro, quando os seminaristas do Seminário Propedêutico Interdiocesano conduziram a Via Sacra e nos facultaram a participação através das Redes Sociais.

O 3º momento, que sempre é o mais aguardado, aconteceu na manhã do domingo, dia 13 de setembro. Por causa da pandemia, foram convidados alguns representantes, tomando-se o cuidado para não exceder o número máximo de participantes permitido pelo município de Santa Cruz do Sul (30 pessoas). Além disso, por causa da chuva dos últimos dias e da humidade no domingo, a missa não foi rezada no altar da Romaria, mais sim, no auditório do Seminário.

Já na saudação inicial, Dom Aloísio ressaltou que “este grupo está representando as milhares de pessoas que gostariam de estar aqui, mas não podem. Este grupo também representa as milhares de pessoas que estão sintonizadas conosco através das redes sociais e da Rádio Santa Cruz”. Durante a homilia, reafirmou que “a cruz, que era sinal de condenação, se tornou sinal de salvação e, para nós, é o sinal que nos dá identidade. Por isso, somos marcados com o sinal da cruz no dia do batismo, e voltamos a ser marcados com a cruz, unida ao óleo, no dia do crisma, quando o bispo diz: ‘Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus”. “Hoje, enquanto veneramos a cruz de Jesus, lembramos as milhares de pessoas que carregam a pesada cruz da pandemia. Lembramos as pessoas que morreram e também aquelas que doam a vida para ajudar os enfermos”.

Com Dom Aloísio concelebraram alguns padres da Diocese e Dom Gílio Felício. Esperamos que, em 2021, possamos voltar a nos reunir no Seminário São João Batista para agradecer a vitória sobre a morte e a vida que brota da cruz: “Vitória tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás”.

Você pode assistir novamente a Santa Missa desta 19ª Romaria da Santa Cruz através do link

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese