Artigos e Notícias voltar
Transferências de Presbíteros para 2018

Caros diocesanos. A época da transferência de Padres em nossa diocese, normalmente torna-se um momento bastante delicado para muitas pessoas, seja para aqueles que as devem realizar, de forma colegiada, seja para os envolvidos, como também para as comunidades paroquiais ou outros setores, onde as mudanças acontecem. Diante de dificuldades e desafios que surgem e dos projetos que são propostos pela diocese no campo da formação, da pastoral e da administração e economia é necessário designar pessoas que, normalmente, já estão em alguma atividade e talvez estejam até muito bem. Por isso é preciso que tenhamos o espírito de Igreja em saída, como fala o Papa Francisco. Assim, com as transferências, alguns serão convidados e enviados adiante e outros chegarão e precisam ser bem acolhidos. Mudam as pessoas, mas a missão em nome do Senhor deve continuar e renovar-se.
Como bispo diocesano fiquei muito edificado com a disponibilidade de nosso clero para acolher a proposta das nomeações, sempre com aquele espírito evangélico, prometido na ordenação: servir onde a Igreja necessitar. Agradeço profundamente esta disponibilidade. Agradeço também às comunidades ou setores que enviam seu padre para outra missão e acolhem com alegria aquele que chega para servir, mesmo que talvez pensem de outro modo. Na Igreja queremos ajudar-nos mutuamente e crescer juntos.
Assim sendo, caros irmãos presbíteros, sintam-se todos confirmados em sua nomeação ou serviço na Diocese de Santa Cruz do Sul, exceto no que segue abaixo:

1. FORMAÇÃO:

• Pe Marcelo Carlesso: Reitor do Seminário Interdiocesano Propedêutico no Seminário São João Batista – Santa Cruz do Sul - e responsável pelo Serviço da Animação Vocacional – SAV.
• Pe Eleutério Orsolin: Diretor da Casa (Seminário São João Batista) e formador no Seminário Interdiocesano Propedêutico; Vigário paroquial da Paróquia Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz - Santa Cruz do Sul, com ajuda pastoral de um fim de semana na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Cruz do Sul.
• Pe Leandro José Lopes: Reitor do Seminário Dom Alberto – Viamópolis – Viamão/RS, com alguns auxílios pastorais, em fins de semana, em Venâncio Aires).
• Pe Aldo José da Silveira: Diretor Espiritual dos Propedeutas no Seminário São João Batista - Santa Cruz do Sul, continuando com a nomeação anterior.
• Pe Fabrício Niederle: Diretor espiritual do Seminário Dom Alberto e integrante da Comunidade Presbiteral de Santa Cruz do Sul (cf. abaixo).

2. ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA:

• Pe Rogério Kunrath: Ecônomo diocesano e Vigário paroquial na Paróquia São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, com atendimento pastoral nos fins de semana.

3. PARÓQUIAS:

• Pe Roni Osvaldo Fengler: Pároco da Catedral e Coordenador da Equipe diocesana de Liturgia. Continua como Representante diocesano dos Presbíteros.
• Pe Paulo Krindges: Continua como Vigário paroquial da Catedral e Assessor do Conselho Diocesano de Leigos.

• Comunidade Presbiteral de Santa Cruz do Sul:
a) Pe Hilário Gonçalves: Pároco da Paróquia Espírito Santo e da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição; e Vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio e da Região Pastoral;
b) Pe Fabrício Niederle: Pároco da Paróquia Santo Antônio e Vigário paroquial das Paróquias: Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Espírito Santo e Região Pastoral;
c) Pe Jolimar Marcio Lemos da Silva: Continua como Coordenador da Região Pastoral e Vigário paroquial das Paróquias: Santo Antônio, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Espírito Santo;
d) Estagiário Jean Mara Lafortune: Auxiliar de pastoral na Região Pastoral e nas Paróquias Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Santo Antônio e Espírito Santo;
e) Pe Eleutério Orsolin: Ajuda pastoral num fim de semana, previamente definido, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição ou outra.
f) Pe Roque Hammes: Ajuda pastoral num fim de semana, previamente definido, na Paróquia Espírito Santo ou outra.

• Comunidade Presbiteral de Venâncio Aires:
a) Pe João Alberto Konzen: Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir;
b) Pe Aldo José da Silveira: Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Vila Estância Nova) e Vigário paroquial na Paróquia São Sebastião Mártir, além de Diretor Espiritual dos Propedeutas no Seminário São João Batista - Santa Cruz do Sul;
c) Diácono Rodrigo Hillesheim: Serviço diaconal na Paróquia São Sebastião Mártir e Assessor diocesano dos Coroinhas;
d) Pe Rogério Kunrath: Vigário paroquial nos fins de semana;
e) Pe Leandro José Lopes: Vigário paroquial com auxílios pastorais em alguns fins de semana.
• Pe Joacir Meotti: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo;
• Pe Amilton Capaverde: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo.
• Pe Lucas Del Osbel: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Candelária;
• Pe José Jacó Grilli: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Candelária.
• Pe Felipe Bernardon: Vigário paroquial da Paróquia Santo Inácio, em Lajeado.
• Pe João Bernardo Limberger: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Travesseiro; e auxiliar na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio.
• Pe Décio Weber: Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio.
• Pe Marcelino Sivinski: Pároco da Paróquia São José do Patrocínio, em Amaral Ferrador.
• Pe Maurizan do Nascimento: Vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul.
• Pe Ênio Orlando Griebler: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Sinimbu.
• Pe Luciano José Schneiders: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Moinhos/Lajeado.
• Pe Benjamim Borsatto: Pároco da Paróquia São Carlos, em Anta Gorda.
• Pe Miguel Dametto: Pároco da Paróquia São João Batista, em Nova Bréscia.
• Pe Francisco Hochscheidt: Presbítero responsável pela Comunidade São José - Santa Cruz do Sul, com residência na Casa Amparo Fraterno (Aos poucos o cuidado pastoral da Comunidade S. José passará para a Catedral).
• Pe Irineu José Rabuske: Disponível para eventuais ajudas pastorais e de formação, continuando como Diretor da Escola Diocesana de Diáconos e responsável pela formação permanente dos Diáconos.
• Pe Loreno Konzen: Continua como Capelão do Hospital Santa Cruz e é nomeado Chanceler diocesano, com residência na Casa Amparo Fraterno.

 
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul - Solenidade de Cristo Rei do Universo - 2017

Últimas Notícias da Diocese