Artigos e Notícias voltar
QUERIDA AMAZÔNIA

Créditos foto: Reprodução / Internet

Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco
Na manhã da quarta-feira, dia 12 de fevereiro, quando se celebram os 15 anos do martírio de uma das grandes profetizas e mártires da Amazônia, Irmã Dorothy Stang, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal QUERIDA AMAZÔNIA, ao Povo de Deus e todas as pessoas de boa vontade.  Ao dar o título de “Querida Amazônia” à Exortação, o Papa manifesta o seu carinho pela Amazônia, tantas vezes maltratada por governos, madeireiros, fazendeiros, mineiros, grileiros, religiosos ...
Na abertura do documento, o Papa registra que “a Amazônia querida se apresenta aos olhos do mundo com todo o seu esplendor, o seu drama e o seu mistério”. Por isso, “Deus queira que toda a Igreja se deixe enriquecer e interpelar por este trabalho, que os pastores, os consagrados, as consagradas e os fiéis-leigos da Amazônia se empenhem na sua aplicação e que, de alguma forma, possa inspirar todas as pessoas de boa vontade”. 
A Exortação é dirigida ao mundo inteiro, “para ajudar a despertar a estima e solicitude por esta terra, que também é nossa’ (...) retomando “algumas questões que podem servir de inspiração para outras regiões da terra enfrentarem os seus próprios desafios”.
O texto se organiza em torno de quatro grandes “Sonhos para a Amazônia”, assim descritos:

1º) Um sonho Social: “Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida”.
«São muitas as árvores onde morou a tortura e vastas as florestas compradas entre mil mortes».
«Os madeireiros têm parlamentares e nossa Amazônia não tem quem a defenda (…)
Mandam em exílio os papagaios e os macacos (…)
Já não será igual a colheita da castanha».
«Aquele luzeiro se aproxima; revolteiam os beija-flores; mais do que a cascata troa meu coração; com esses teus lábios regarei a terra que possa o vento jogar em nós».

2°) Um sonho Cultural: “Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana”.
«Havia outrora uma paisagem que despontava com seu rio, seus animais, suas nuvens e suas árvores.
Às vezes, porém, quando não se via em lado nenhum a paisagem com seu rio e suas árvores, competia a tais coisas assomar à mente dum garotinho».
«Do rio, fazes o teu sangue (…).
Depois planta-te, germina e cresce. 
Que tua raiz se agarre à terra mais e mais para sempre e, por último, sê canoa, barco, jangada, solo, jarra, estábulo e homem».

3º) Um sonho Ecológico: “Sonho com uma Amazónia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas”.
«Amazonas, capital das sílabas d'água, pai patriarca, és a eternidade secreta das fecundações, chegam-te rios como pássaros».
«Aqueles que pensavam que o rio fosse uma corda para jogar, enganavam-se.
O rio é uma veia muito sutil sobre a face da terra. (…)
O rio é uma corda onde se agarram os animais e as árvores.
Se o puxarem demais, o rio poderia rebentar.
Poderia explodir e lavar-nos a cara com a água e com o sangue».

4º) Um sonho Eclesial: “Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazónia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazónicos”.
«Flutuam sombras de mim, madeiras mortas.
Mas a estrela nasce sem censura sobre as mãos deste menino, especialistas que conquistam as águas e a noite.
Bastar-me-á saber que Tu me conheces inteiramente, ainda antes dos meus dias».

Neste capítulo, o Papa propõe a inculturação da Igreja na Amazônia: inculturação social e espiritual; inculturação da liturgia; inculturação do ministério no intuito de criar comunidades cheias de vida, onde ressalta a força das mulheres e acontece o ecumenismo e a convivência inter-religiosa. 
A Exortação termina com uma bela oração à MÃE DA AMAZÔNIA, que pode ser rezada nas comunidades de fé.

Mãe da vida, no vosso seio materno formou-Se Jesus, que é o Senhor de tudo o que existe.
Ressuscitado, Ele transformou-Vos com a sua luz e fez-Vos Rainha de toda a criação.
Por isso Vos pedimos que reineis, Maria, no coração palpitante da Amazónia.
Mostrai-Vos como mãe de todas as criaturas, na beleza das flores, dos rios, do grande rio que a atravessa e de tudo o que vibra nas suas florestas.
Protegei, com o vosso carinho, aquela explosão de beleza.
Pedi a Jesus que derrame todo o seu amor nos homens e mulheres que moram lá, para que saibam admirá-la e cuidar dela.
Fazei nascer vosso Filho nos seus corações para que Ele brilhe na Amazónia, nos seus povos e nas suas culturas, com a luz da sua Palavra, com o conforto do seu amor, com a sua mensagem de fraternidade e justiça.
Que, em cada Eucaristia, se eleve também tanta maravilha para a glória do Pai.
Mãe, olhai para os pobres da Amazónia, porque o seu lar está a ser destruído por interesses mesquinhos.
Quanta dor e quanta miséria, quanto abandono e quanto atropelo nesta terra bendita, transbordante de vida!
Tocai a sensibilidade dos poderosos porque, apesar de sentirmos que já é tarde, Vós nos chamais a salvar o que ainda vive.
Mãe do coração trespassado, que sofreis nos vossos filhos ultrajados e na natureza ferida, reinai na Amazónia juntamente com vosso Filho.
Reinai, de modo que ninguém mais se sinta dono da obra de Deus.
Em Vós confiamos, Mãe da vida!
Não nos abandoneis nesta hora escura.
Amém.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese