Artigos e Notícias voltar
Fórum Diocesano sobre Catequese do Batismo aprofunda iniciação à vida cristã

Créditos foto: PASCOM

Reunidos neste sábado, 28 de julho, no Seminário São João Batista mais de 120 lideranças, ligadas à Pastoral do Batismo das diversas paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul aprofundaram a temática da Iniciação à Vida Cristã (IVC) sob o enfoque do Sacramento do Batismo.
Um aprofundamento teológico do Sacramento do Batismo a partir da Palavra de Deus e, especialmente, do próprio batismo de Jesus, conduziu os participantes no caminho de uma maior redescoberta da grandeza e do valor do batismo recebido por cada cristão. Além de revalorizar o batismo recebido, o Ano do Batismo, assumido pela Diocese de Santa Cruz do Sul, vai aprofundar uma nova maneira de acolher, preparar e acompanhar aquelas famílias e pessoas que desejam se tornar cristãs, ou seja, que buscam o sacramento do batismo nas mais de mil comunidades da diocese.
Por isso que a maior parte do encontro foi dedicado à olhar para a realidade e a prática da preparação batismal da Diocese de Santa Cruz do Sul, visualizar a experiência de dioceses vizinhas e dar os primeiros passos na elaboração de caminhos práticos de um novo projeto de Pastoral Batismal diocesana.
Os participantes, ao longo do encontro, elencaram passos a serem dados na preparação, realização e acompanhamento dos batizados. Tais indicativos serão amplamente discutidos ao longo do segundo semestre por diversos grupos e organismos diocesanos e renderão uma nova caminhada batismal para os próximos anos em nossa Diocese.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese