Artigos e Notícias voltar
Coordenação de Pastoral dá indicativos para a Catequese

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

Em reunião realizada por Whatsapp na manhã do doa 16 de abril, a coordenação de Pastoral da Diocese abordou vários assuntos. Um deles foi referente à continuidade da catequese durante este período de isolamento social por causa do coronavírus.
Uma primeira constatação é que, por não ser aula e não estar focada nos conteúdos, a catequese não pode ser feita, simplesmente, por EAD. A catequese é processo e não deve ter a preocupação de preencher os dias letivos. De outro lado, os catequistas devem se manter em contato os catequizandos através das redes sociais e outros meios. Podem motivar os catequizandos a cultivarem a sua fé com a família, participando dos Grupos de Jesus e das celebrações da Palavra de Deus na família. Os catequistas devem aproveitar este período para a formação pessoal. Conforme indicação de Dom Leomar Brustolin, os catequistas podem aproveitar a quarentena para ler o Evangelho de Marcos, estudar o capítulo sobre o Credo no Catecismo da Igreja Católica e rezar. “Viver a fé em família pode ser uma bela catequese”.
Outro assunto tratado na reunião foi referente às Diretrizes da Eucaristia. Dificilmente vai ter espaço para estudá-las nas comarcas e com grupos nas paróquias. Por isso, a indicação da Coordenação de Pastoral é que os padres aproveitem o tempo para lê-las, com atenção, fazendo as correções necessárias e encaminhem suas observações ao secretariado de Pastoral.
Em relação à distribuição dos roteiros “Grupos de Jesus”, a coordenação vai agilizar para que possa chegar ao destino até o final da próxima semana.
Também foi falado sobre a necessidade de aperfeiçoarmos o nosso conhecimento em relação às redes sociais. Possivelmente vamos ser obrigados a fazer algumas reuniões por aplicativos na internet. Como coordenação de pastoral, por sermos um grupo pequeno, podemos nos valer do grupo de Whatsapp, que permite reuniões com até quatro aparelhos.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese