Artigos e Notícias voltar
A vida se faz história!

Créditos foto: PASCOM

Domingo, dia 24 de maio, junto com a festa da Ascensão de Jesus ao Céu, a Igreja celebra o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco escreveu uma bela mensagem, com o título: “A vida se faz história: Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2). Para valorizar a mensagem e marcar a data, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Santa Cruz do Sul organizou uma live (conversa) do Bispo explicitando o tema e esclarecendo dúvidas sobre a situação da Igreja durante estes meses de isolamento com a pandemia do coronavírus (Covid-19).
A live aconteceu na manhã da quinta-feira, dia 21 de maio, e contou com a participação de Dom Aloísio Alberto Dilli e do padre Roque Hammes. Na gravação e no apoio atuaram Pe. Marcelo Carlesso e Márcia Agnes Bartz.
Num primeiro momento, Pe. Roque acolheu os participantes, dizendo que “na agenda da Diocese estava marcado para este dia, um Café com a Imprensa. Por causa do isolamento a que fomos sujeitos com a pandemia do coronavírus, trocamos o Café pela Live”. Temos assim a possiblidade de outras pessoas poderem participar, o que se comprova pela já confirmação da audiência de pessoas ligadas à Pastoral da Comunicação de várias dioceses do Rio Grande do Sul e pessoas de Amaral Ferrador, Dom Feliciano, Santa Clara do Sul, Venâncio Aires, Travesseiro, Candelária, Santa Cruz do Sul, Charqueadas, Pantano Grande, etc. Pe. Roque também situou o Dia das Comunicações Sociais na história, lembrando que tudo começou em 1967, quando o então Papa Paulo VI propôs a celebração do dia pela primeira vez.
Dom Aloísio destacou a ligação do Dia das Comunicações com a festa da Ascensão de Jesus ao Céu, dizendo que Deus, na sua essência, é comunicação. A criação é comunicação de Deus. O máximo da comunicação de Deus ocorreu com a encarnação de Jesus Cristo, quando, na bela expressão do evangelista João, “o Verbo de Deus se fez carne”. No momento em que Jesus se elevou para junto do Pai, ele encarregou a Igreja a seguir nesta comunicação. E a Igreja, para cumprir esta missão, deve usar os melhores meios disponíveis.
Na mensagem do Papa, Dom Aloísio ressaltou a comunicação como um tear de histórias. Apontou para a importância de se contarem belas histórias, histórias que edificam e criam comunhão. Denunciou as falsas notícias como obra demoníaca. Neste tempo de pandemia, precisamos prestar atenção para contar histórias que dão sentido à vida das pessoas.
Ao final, destacaram-se as ações da Igreja para fazer frente ao isolamento social provocado com a pandemia. Ações que levam as famílias a rezarem em suas casas, que levam ao aprofundamento da fé e ao compromisso de caridade com o próximo. “As mesmas mãos que elevamos a Deus em louvor, se estendem ao irmão que é necessitado”. Precisamos prestar atenção para que, pelo fato de querermos nos reunir na Igreja em oração, não coloquemos em risco a vida das pessoas. “Uma única pessoa que chegasse ao óbito por nosso desleixo no cuidado com as normas de higiene, seria algo que colocaria em xeque todo o nosso desejo em abrir as igrejas para a oração”.
A live foi, certamente, um belo momento de evangelização na Diocese de Santa Cruz do Sul. Foram mais de mil e 900 pessoas que acessaram a live. Pessoas das diversas partes da Diocese de Santa Cruz do Sul e de outras dioceses do Rio Grande do Sul. É algo que permanecerá fixo na memória e poderá ser contado durante muitos anos.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese