Artigos e Notícias voltar
Oktoberfest

Créditos foto: clicrbs.com.br

Com votos de Paz e Bem, saudamos a todos, no espírito cristão e ecumênico, chamando-vos de irmãos e irmãs.
A experiência de vida nos mostra que um povo culto, um povo grato valoriza sua história, honra seus antepassados e cultiva as tradições herdadas, com seus “Saberes e Sabores”.
Não é difícil imaginar que, junto às reduzidas bagagens dos imigrantes dos séculos passados (a partir de 25 de julho de 1824), escondia-se o que de mais precioso possuíam: os valores humanos e cristãos, ligados à família, à escola, à comunidade, à igreja e às suas respectivas tradições. Ainda que envolvidos por saudades, em relação aos que ficaram no continente europeu, e sacudidos pelas ondas do mar ou pelas adversidades de todo tipo, por semanas ou meses – quando sujeitos aos ventos de todas as direções – aqui chegaram, cheios de esperança, para iniciar uma nova história, uma nova vida, plena de surpresas, de lutas, de frustrações e de conquistas. Esta herança de vida e de bravura, que atravessou gerações, de alguma forma, talvez mesclada e enriquecida por outras etnias, chegou também até nós.
A história de nossos antecedentes continua e agora chegou a nossa vez de escrever nova página. Os tempos mudaram, inclusive vivemos uma mudança de época, onde o mundo parece girar mais rapidamente e fugir do nosso alcance. Adaptações corajosas se fazem necessárias. Fantásticos avanços acontecem, mas da mesma forma retrocessos perigosos nos ameaçam. Certamente já nos damos conta que os valores humanos e cristãos que nossos antepassados trouxeram e que sustentaram os desafios de sua vida, não podem estar ausentes, também em nosso tempo, se desejamos um mundo, uma sociedade mais justa, fraterna, solidária, feliz, onde reina a paz. Como é bom estarmos aqui, a pisar o mesmo chão que os pioneiros tornaram sagrado pelo sacrifício de suas vidas, e onde, junto à lida de árduo trabalho, cultivavam sua fé, suas tradições; realizavam suas festas e preservavam seus costumes que, de alguma forma, atualmente, se tornaram a tão conhecida Oktoberfest, qual palco de alegria, de confraternização e, inclusive, de fé, como o Culto ecumênico.
Nossa famosa e exuberante 32ª Oktoberfest, típica da tradição alemã, com seus “Saberes e Sabores”, seja mais um elo que nos liga aos valores dos nossos antepassados. A típica festa da tradição alemã de Santa Cruz do Sul oportunize momentos de alegria e confraternização, no presente, e nos impulsione rumo ao futuro, com mais esperança na construção de um mundo novo e melhor, mais justo, fraterno e solidário.
Que a súplica da Paz e do Bem de Deus, simbolizada nas torres de nossos templos que apontam aos céus, atinja a todos e sua Palavra ilumine nossa vida como foi luz e sabedoria para as gerações que nos antecederam. 
“Estai sempre alegres. Orai continuamente. Dai graças, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito... Examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de mal” (1Tessalonicenses 5, 16-22).

Autor: Dom Aloísio Alberto Dilli - Bispo de Santa Cruz do Sul
Últimas Notícias da Diocese