Artigos e Notícias voltar
Seminaristas participam do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Créditos foto: PASCOM

Nos dias 9, 10, 11 e 12 do mês de julho de 2015 ocorreu, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), COMIRE (Leste 2), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Arquidiocese de Belo Horizonte.
O Congresso teve a participação de aproximadamente 270 seminaristas, diocesanos e religiosos de 151 dioceses e prelazias, formadores, bispos representantes da CNBB, coordenadores das POM, representantes da OSIB, CRB, CNLB e CEMI que se aprofundaram no tema: "O MISSIONÁRIO PRESBÍTERO PARA UMA IGREJA EM SAÍDA" e no lema: "IDE SEM MEDO PARA SERVIR", para que se possa aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.
A Diocese de Santa Cruz do Sul esteve presente durante todo o Congresso, representada pelo seminarista Felipe Bernardon, que está no 4º ano da faculdade de Teologia na PUC/RS e pelo seminarista Ivan Rodrigues, do Propedêutico. Durante o Congresso puderam partilhar e confrontar com as várias experiências relatadas pelos seminaristas de diversas partes do Brasil.
Para que o Congresso abrangesse não somente os participantes, foi elaborada uma Carta Compromisso, dirigida aos bispos, formadores, e demais seminaristas de todo o Brasil.
Da qual um trecho diz: "O Congresso foi, sem dúvida, um verdadeiro kairós de Deus, onde sentimos constantemente o auxílio do Espírito Santo, bem como a proteção e a companhia materna da missionária muito amada de Deus Pai, Maria Santíssima, Nossa Senhora da Piedade, Excelsa padroeira de Minas Gerais. Tornou-se um excelente espaço de reflexão sobre a formação missionária dos futuros presbíteros, troca de experiências e celebrações a fim de encontrarmos novos rumos que aprimorem as orientações para a formação de futuros missionários presbíteros no Brasil, de forma que a missão seja realmente eixo central da formação. Percorremos um CAMINHO, incentivados por palavras de conforto e a certeza de que o Senhor permanece conosco; fizemos o ENCONTRO de amizade e partilha, de confiança e compromisso, com o intuito de vivermos uma CONVERSÃO dos nossos desânimos e apegos para que assim fôssemos ENVIADOS como Igreja em saída".

Autor: Ivan Rodrigues
Últimas Notícias da Diocese