Artigos e Notícias voltar
Giovane Gonçalves é padre

Créditos foto: Divulgação

Com uma bela celebração na Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul, seguindo as orientações sanitárias no tempo da pandemia da Covid-19 que já levou a óbito 540 mil brasileiros, Dom Aloísio Alberto Dilli presidiu a missa de ordenação sacerdotal do Diácono Giovane Gonçalves no final da tarde de 16 de julho. Participaram, aproximadamente 30 padres, três diáconos, os familiares do padre Giovane, amigos de Putinga e representantes das paróquias onde o padre Giovane exerceu ministérios durante os anos de formação: Arroio do Meio, Linha Santa Cruz, Viamópolis, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Vila Estância Nova e Encruzilhada do Sul.
Na homilia, Dom Aloísio ressaltou a coragem do Giovane no duplo sentido de dar o seu sim ao chamado que Deus lhe faz e pelo que expressa no lema escolhido para o ministério presbiteral: “Fui crucificado com Cristo. Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim” (Gal 2,19-20).
Pe. Lucas Del Osbel, na qualidade de coordenador da Pastoral dos Presbíteros, deu as boas-vindas ao novo sacerdote, ressaltando que, “a partir de hoje, esta é a tua nova família” e “nós somos os teus irmãos presbíteros. A igreja confia em ti e nós muito precisamos de ti. Conta conosco”. 
Emocionado, ao final da celebração, o agora Pe. Giovane disse que se vê no mar da Galiléia, com Jesus caminhando sobre as águas e chamando-o a vir ao seu encontro (Mt 14,22-32). “Assim como Pedro, vou ao encontro do Mestre com confiança, sabendo que poderei contar com a sua mão estendida no caso de eu começar a afundar”. Agradeceu a Dom Aloísio, aos seus familiares e aos formadores. Registrou um agradecimento especial ao Pe. Guido Vogt que o levou ao Seminário e foi um dos grandes incentivadores da sua vocação.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese