Artigos e Notícias voltar
Trabalho social tem equipe de articulação na Diocese

Créditos foto: PASCOM

No dia 18 de agosto, em reunião virtual com representantes dos trabalhos sociais desenvolvidos na Diocese, analisaram-se as diversas atividades de que precisamos dar conta nos próximos meses. Participaram da Reunião: Dom Aloísio Alberto Dilli, Pe. Jolimar Lemos da Silva, Pe. José Carlos Stoffel, Pe. José Renato Back, Dianefer Berté Schwendler, Márcia Agnes Bartz, Darci Perin, Pe. Ênio Orlando Griebeler, Maurício Queiroz e Pe. Roque Hammes.
Na saudação inicial, Dom Aloísio falou da importância do encontro em vista da articulação dos trabalhos. “A caridade é dimensão fundamental da Igreja. Estamos felizes com as muitas iniciativas assumidas na base. Precisamos, porém, dar passos. E, para isso, precisamos congregar as forças. Assim, seria desejável que do encontro de hoje conseguíssemos organizar uma Comissão Diocesana da Caridade”.
Entre as atividades de que precisamos prestar conta proximamente, destacaram-se: Pacto pela Vida e pelo Brasil; Semana Social Brasileira; Grito dos Excluídos; Escola de Fé e Política; Escola Fé, Evangelização e Cidadania; Dia Mundial do Pobre; 44ª Romaria da Terra; Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021; Coletas ligadas à venda da guirlanda do Natal; Assembleia Diocesana de Pastoral.
Faltam poucas semanas para o Grito dos Excluídos (7 de setembro). A Comissão Estadual programou o pré-lançamento para o dia 27 de agosto, com uma live às 18h30m.  Para o dia sete, a comissão está mobilizando a sociedade para um grande grito a partir das 10 horas da manhã, com celebrações, músicas e pequenos vídeos feitos com excluídos: desempregados, quilombolas, indígenas, negros, pessoas das periferias ...
 O Dia do Pobre (15 de novembro) coincide com as eleições municipais. Temos a mensagem do Papa, com o tema: “Estende a tua mão ao pobre”. O Conselho de Leigos se propõe a organizar celebrações e reflexões para serem articuladas durante a semana (7 a 15 de novembro). Pe. José Carlos ressaltou que “o importante é que as paróquias organizem ações concretas. Não se trata tanto de falar, mas de estender a mão ao pobre”.
Para dinamizar a Semana Social Brasileira, devemos nos associar a outros grupos e pessoas, inclusive de fora da Igreja. A programação é feita para três anos, sendo que 2020 é o ano de mobilização e organização.
Para articular todos os trabalhos, foi constituída a Comissão Diocesana da Caridade, com os seguintes integrantes: Pe. José Carlos Stoffel (coordenador), Pe. Jolimar Lemos da Silva, Pe. Ênio Orlando Griebeler, Dianefer Berté, Maurício Queiroz e Pe. Roque Hammes (ou José Renato Back). Dom Aloísio sugere que se inclua, pelo menos, um diácono nesta Comissão. A oficialização da Comissão será feita pelo Conselho de Presbíteros.
Em sua fala final, Dom Aloísio se disse feliz e esperançoso com o passo dado. Voltou a repetir a necessidade de se trabalhar a consciência de que a caridade é tarefa de todos, e ela não pode ser, simplesmente, delegada a um grupo. Antes de invocar a bênção citou o apóstolo João que define Deus “como amor”, que é o mesmo que afirmar, “Deus é caridade”. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese