Artigos e Notícias voltar
Diocese articula Pastoral Carcerária

Créditos foto: Marcia A. Bartz

Na tarde da terça-feira, dia 21 de agosto, 19 agentes de pastoral preocupados com a ação da Igreja nos presídios, se encontraram com o coordenador da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul, Pe. Edinho, para começarem uma articulação da Pastoral Carcerária na Diocese.
Participaram agentes que atuam nos presídios de Arroio do Meio, Lajeado, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. No começo da reunião foi feita a oração da Campanha da Fraternidade de 1997, que também foi assumida pela Pastoral Carcerária como oração “Cristo liberta de todas as prisões”. Na sequência, Pe. Edinho fez um relato do trabalho da Pastoral Carcerária no Estado e dos desafios que se apresentam para nós. Num rápido levantamento, percebemos que, na Diocese de  Santa Cruz do Sul, a população carcerária passa dos 1800 presos, localizados em oito presídios instalados no território da diocese. A presença política primordial da Igreja deve ocorrer através dos Conselhos Comunitários. 
A organização da Pastoral Carcerária está pensada em grupos municipais e coordenação diocesana. Por isso, o desafio é organizarmos a pastoral nas cidades onde se encontram os presídios e, a partir disso, organizar a equipe diocesana. Temos o desafio de encontrarmos substituto para o Miguel Feldens, falecido no final de julho e um padre assessor. 
No último final de semana de setembro vai acontecer a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária, para a qual estão sendo convidados representantes de todos os presídios do Estado.
A próxima reunião dos representantes das paróquias que têm presídios em seus territórios ficou agendada para o dia 16 de outubro, às 14 horas, no Secretariado de Pastoral. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese