Artigos e Notícias voltar
Sob o olhar de Deus!

Créditos foto: Reprodução / Internet

Um dos mais bonitos sentimentos que podemos ter, como cristãos, é o de sentirmos o olhar de Deus que nos acompanha em nosso dia-a-dia. E, o mais importante, sentir que este olhar não é um olhar de quem nos vigia para nos castigar ou apanhar em alguma infração, mas, sim, um olhar de Mãe que se alegra com os passos que damos e nos inunda com o seu olhar de amor.
O ano de 2020 foi um ano difícil para a maioria da população. Um ano em que fomos obrigados a “ficarmos em casa” e, se fomos para a rua, tivemos que “usar máscara”. Um ano em que fomos privados de festas e romarias; a participação nas celebrações eucarísticas foi mais difícil; muitas pessoas perderam o emprego; e, o mais doloroso, um ano em que mais 170 mil brasileiros foram vítimas fatais da Covid-19.
Mas 2020 também foi um ano de grandes descobertas. Descobrimos que a ciência não é todo-poderosa e que não precisamos de armas nucleares ou químicas para colocar em risco a vida da humanidade. Descobrimos que a melhor arma para vencer na vida é a solidariedade e que somos devedores uns dos outros. Descobrimos o valor das ciências e a importância de confiarmos nos profissionais da saúde. Descobrimos a sublimidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e nos alertamos sobre a importância de os governos investirem em saúde pública. Descobrimos a necessidade de os governos abrirem espaços para o diálogo em casos de crise, como foi a pandemia do coronavírus e a infinidade de focos de incêndios na Amazônia e no Pantanal. Descobrimos que, para fazer reuniões ou realizar cursos, nem sempre precisamos fazer longas viagens, mas podemos nos usar das redes sociais. Descobrimos que, para bem viver, não precisamos ser tão consumistas.
O ano de 2021 continua sendo uma grande incógnita. Apostamos na vacina contra a Covid-19 que poderá nos possibilitar o retorno dos encontros presenciais. Apostamos na seriedade dos nossos governantes para bem administrarem o País, os Estados e os Municípios. Apostamos na firmeza da fé dos cristãos para não sucumbirem à discriminação ou ao comodismo. Apostamos no senso solidário das pessoas para não se esconderem nos seus casulos, mas somarem forças para a construção de uma sociedade mais harmoniosa, justa e fraterna. Apostamos na autenticidade dos católicos para que se unam sob o pastoreio do Papa Francisco e renunciem aos atos cismáticos de falsos líderes. Apostamos na Iniciação à Vida Cristã, como forma de revitalizar as comunidades.
Cientes de que estamos sendo acompanhados pelo materno olhar de Deus que se faz "Deus conosco" em Jesus de Nazaré, nos alegramos com as conquistas de 2020 e seguimos esperançosos para o novo ano. Deus seguirá a nos acompanhar com o seu olhar. Sejamos bons filhos e bons irmãos.   

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese